Voltar...

Ata 459



Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais

459ª ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA ADMINISTRATIVA DA AVCFN

 
Aos vinte e oito dias do mês de junho de dois mil e onze, às 14h00min, reuniu-se a Diretoria Administrativa da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, em sua Sede, situada na Ilha das Cobras, RJ.
A presente reunião foi presidida pelo Sr Presidente, Vice-Almirante (FN-Ref) Fernando do Nascimento. Estiveram presentes os seguintes Membros da Diretoria: Contra-Almirante (FN) José Henrique Salvi Elkfury, Vice-Presidente; Antoninho Sancha de Paiva, 1º Secretário; Wilson de Souza Xavier, 2º Secretário, cumulativamente 2º Tesoureiro; Sergio Dias, 1º Tesoureiro; José Carlos Espíndola, Vice–Diretor Esportivo; José Pedro da Rocha, Diretor de Patrimônio; Antonio Carlos Torres Anvers, Vice-Diretor de Patrimônio; Ulisses Vilela de Lima, Diretor de Assistência; José Doradino Soares Corato, Diretor de Comunicação; Francisco Alves, Vice-Diretor Cultural; Eduardo Nogueira de Souza, Vice-Diretor de Comunicação; Luiz Carlos Costa, Diretor Social; José de Anchieta Lourenço Bezerra, Assessor da Presidência para assuntos de Assistência; Joseval Conceição Almeida, Auxiliar Administrativo; e Milton Márcio de Arruda Rocha, Gerente Administrativo. Presentes ainda 22 (vinte e dois) Veteranos convidados que assinaram o livro de presenças. Os Diretores e Vices-Diretores que não puderam comparecer justificaram suas ausências.
Abertos os trabalhos, o Sr Presidente passou a tratar dos seguintes assuntos:
Foi disponibilizada uma cópia da Ata do mês de maio de 2011 na Secretaria para conhecimento e não havendo objeções ela está aprovada.
Informou que o Diretor e Vice-Diretor Jurídico não puderam comparecer à presente reunião, mas estão sempre em condições de prestar o apoio necessário aos Associados.
Recebemos muitos convites para comparecimento a diversos Eventos e Cerimônias, o que demonstra o crescimento de nossa Associação.
Sobre as eleições no Rio de Janeiro para a Presidência da AVCFN, está prevista a apresentação de uma Chapa e, no Rio Grande do Sul, duas Chapas, encabeçadas pelo atual Presidente e Vice-Presidente respectivamente. Informou o Senhor Presidente Nacional que é de opinião que o ideal seria a soma das forças. Relembrou que os comentários devem ser sempre positivos. Às vezes falamos algo sem a intenção de ofender as pessoas, porém, pela maneira de falar acabamos criando conflitos desnecessários.  Devemos procurar sempre a união.
Informou que está muito orgulhoso em estar com este espaço aqui na Sede, que foi um sonho. Relembrou que nas primeiras vezes que conduziu reuniões da Diretoria naquele ambiente, falou que seria ótimo derrubar a parede que existia no andar superior que separava as duas salas, criando um auditório mais amplo. Graças à iniciativa do Almirante Monteiro, com quem nunca falou sobre o assunto, o sonho foi realizado. No momento, graças às sugestões dos Veteranos Joseval, Encarregado da Sede Social, J. Antonio, Assessor da Diretoria Social, e do Diretor Social Costa, que foram acolhidas pelo ComGerCFN, Almirante Guimarães, o espaço térreo contíguo ao prédio da Sede será coberto, ampliando a área útil para recepções e reuniões sociais. O Vice Presidente está fazendo o acompanhamento deste projeto, junto ao Comando do Material do CFN.  
Informou com muito pesar, o falecimento do Almirante Olavo Freire da Rocha, uma pessoa de conceito muito grande e que nunca reclamou dos seus Superiores por ter sido afastado da atividade na Marinha. Informou também que o Veterano Rodolpho Norberto de Paulo foi submetido a cirurgia no joelho, porém sofreu uma paralisação dos rins, motivando seu falecimento. Mencionou que o referido Veterano foi auxiliado pelo Diretor de Assistência Ulisses e pelo Vice Presidente que se empenharam para que ele fosse internado no Hospital Marcílio Dias, mesmo não sendo Associado naquela oportunidade. Depois de internernado, ele preencheu a ficha e teve a aprovação da Diretoria na reunião de maio, mas não chegou a ser efetivado em face do falecimento. Mesmo assim, seu nome será lembrado por ocasião da próxima AGO. O sepultamento se deu no dia do Encontro de Veteranos, e ainda assim, alguns Veteranos puderam comparecer, dentre eles o Primeiro Secretário Antoninho.. Estamos com a perspectiva de fundação das SR São Paulo e Belém.  Está previsto um “Encontrão no Nordeste” no mês de Setembro e também o 8º aniversário da Ala Feminina da SR de Salvador que será comemorado no mês de Agosto na Cabana da Barra, com o apoio da Esposa do Comandante do 2º DN. Mencionou que pretende conversar com o Vice-Presidente para examinar a possibilidade de comparecermos com Representantes nesses eventos, bem como sente necessidade de realizar visitas a algumas SR do Nordeste. Mas, se isto for feito será com mínimos gastos para a AVCFN.  Por sugestão do Veterano Roncato, se houver informações confiáveis, enviará ofício para a Companhia Gol Transportes Aéreos, visando conseguir um preço em conta na aquisição de passagens para um grupo de pessoas a ser definido. A idéia é que cada Veterano arque com suas despesas financeiras.
 Informou que o Senhor Presidente da SR Recife não compareceu ao Encontro de Veteranos no CIASC em virtude de problemas de saúde na família. Aduziu que em conversa telefônica foi informado por ele que a Capitania dos Portos do Recife tem possibilidade de ceder um espaço para a SR e que seria de bom proveito as presenças do Presidente ou Vice-Presidente Nacional naquela Cidade para dar força à concretização desta cessão. Ficou de voltar a falar deste assunto com o Comandante Batista.
Informou que pretende se candidatar para presidir o CDC em novembro e deseja continuar colaborando na Secretaria, tendo em vista a grande quantidade de tarefas a serem realizadas.
Fez menção sobre a camisa tamanho “GG” para o Almirante Prado Maia, Comandante de Operações Navais e Associado da AVCFN. Mencionou também sobre o broche com o formato do gorro de fita para o tradutor dos Veteranos Coreanos. Não havendo unidade em estoque, o Diretor Cultural Alves colocou-se à disposição paras ceder o broche dele, o que foi aceito e será enviado. Quanto à camisa para o Almirante Prado Maia já houve a encomenda, conforme esclareceu o Diretor de Patrimônio.
A seguir foi concedida a palavra ao Senhor Vice-Presidente que tratou dos seguintes assuntos:
A Turma V do Curso de Básico de Informática iniciará as aulas na próxima semana, com uma aula semanal, em dia a ser definido com os alunos. Voluntários para os Jogos Mundiais Militares deverão informar seu nome e número da identidade ao Diretor Social ou ao Gerente Administrativo, que depois repassará para o Diretor Social.   Serão empregados em eventos no CEFAN, CIAMPA, CIAGA e na Praia de Copacabana (Triatlo e Vôlei de Praia).  O projeto Veterano em Forma será ampliado para o CIASC, a partir de agosto, os interessados deverão procurar os Diretores de Esporte ou informar o nome, identidade e placa de carro ao Gerente Administrativo, que depois repassará para o Diretor de Esportes. Passeio em São Pedro d’Aldeia e Arraial do Cabo, em agosto, com pernoite, em data ASD. Em outubro será realizado pelo CPesFN, FFE e AVCFN, um seminário com o tema “Construindo o Futuro”,visando orientar a preparação para a reserva do pessoal que, nos próximos dois anos, completará o tempo de serviço ativo. A AVCFN participará organizando um painel com Veteranos que seguiram diferentes rumos após a passagem para a RRm. O Curso Adsumus, que conduz atividades preparatórias a vários processos seletivos da Marinha, em breve celebrará convênio com a AVCFN, oferecendo descontos para seus Associados e dependentes. Será organizado o projeto Pelada do Veterano, para os interessados na prática de futebol, interessados deverão procurar os Diretores de Esporte ou informar o nome, identidade e placa de carro ao Gerente Administrativo, que depois repassará para o Diretor de Esportes. No período de agosto a novembro será realizada uma pesquisa etnográfica da AVCFN, conduzida pela Dr.ª Icléia Rodrigues de Lima e Gomes, da Universidade Federal de Mato Grosso, envolvendo entrevistas com Recrutas no CIAMPA e Veteranos durante participação em exercício, provavelmente em Marataízes, em novembro. Previsão de exercícios da FFE em Três Corações em agosto, Formosa em setembro e Marataízes em novembro, oportunamente serão informadas as disponibilidades de vagas para a AVCFN. Tendo em vista a proximidade do encerramento do exercício fiscal da AVCFN, serão iniciadas algumas medidas preparatórias, entre elas o Inventário de Material, de acordo com o Regimento Interno ora em fase de apreciação pelo CDC e com NIC que será expedida em breve. Para adiantar, o Diretor de Patrimônio e o Gerente administrativo podem obter comigo minuta da NIC para servir como orientação. O Diretor de Patrimônio organizará o Inventário do material da Sede, separando o que é da AVCFN e o que é do BtlNav, e o Gerente Administrativo fará do material existente na Secretaria. Não sabemos ainda se a FFE poderá apoiar a AVCFN nos Exercícios em Marataízes. Hoje às 18h:30m haverá uma apresentação da Banda Sinfônica do CFN na Igreja da Candelária e quem puder comparecer seria muito bom. Sobre a Festa do Pai Veterano, estamos buscando condições de realização em agosto.
Foi concedida a palavra aos Senhores Membros da Diretoria a seguir:
Primeiro-Secretario: Informou com pesar, o falecimento do Veterano Virgílio Bezerra Lemos e que recebeu a informação quase na hora do sepultamento, impossibilitando o comparecimento de Representantes da AVCFN
Apresentou para apreciação e aprovação pelos Senhores Membros da Diretoria 54 (cinquenta e quatro) Fichas de Inscrição de candidatos a Associados que foram aprovadas, devendo alguns dos novos Associados completarem as documentações necessárias e, ainda, mais 11 (onze) pretendentes que ficaram pendentes de apresentação de Membros Natos para se responsabilizarem e abonarem tais pessoas.
Primeiro-Tesoureiro – Prestação de contas do mês de maio de 201l; 1) Total da receita efetivamente recebida = R$43.318,00 (quarenta e três mil, trezentos e dezoito reais)   2) Saldo no caixa do GAD = R$791,41 ( setecentos e noventa e um reais e quarenta e um  centavos). 3) Total da despesa (efetivamente paga) – R$43.253,20 (quarenta e três mil, duzentos e cinquenta e três reais e vinte centavos). 4) Saldo credor que passa para o mês seguinte: (1+2-3) = R$856,21 (oitocentos cinquenta e seis reais e vinte e um centavos). SITUAÇÃO DAS CONTAS NA CEF: 5) Saldo da conta corrente nº 249-5 = R$15.659,40 (quinze mil, seiscentos cinquenta e nove reais e quarenta centavos). 6) Saldo de Poupança (PAPEM) nº 252-2 = R$30.623,57 (trinta mil, seiscentos e vinte e três reais e cinquenta e sete  centavos). 7) Saldo do Fundo de Reserva250-6 = R$155.716,03 (cento e cinquenta e cinco mil, setecentos e dezesseis reais e três centavos.) 8) Saldo do Fundo Investidor R$ 50.614,87 (cinquenta mil, seiscentos e quatorze reais e oitenta e sete centavos).  9) Saldo total na CEF (5+6+7+8) = R$252,613,87 (duzentos cinquenta e dois mil, seiscentos e treze reais, oitenta e sete centavos). 10) Valor acumulado pago ao Consórcio de Imóveis da CEF= R$136.659,52 (cento e trinta e seis mil, seiscentos cinquenta e nove reais e cinquenta e dois centavos). SETENTA E TRÊS PRESTAÇÕES DO TOTAL DE CENTO E VINTE JÁ FORAM PAGAS. 11) Valor da Carta de Crédito R$ 226.888,25 (duzentos e vinte e seis mil, oitocentos oitenta e oito reais e vinte e cinco centavos).
A pedido do Presidente, o 1º Tesoureiro apresentou resumidamente a confrontação dos valores das contas da CEF de 30 de maio de 2010 com os valores existentes em 30 de maio de 2011, ficando constatado um acréscimo de R$ 76.842,04 (setenta e seis mil, oitocentos e quarenta e dois reais e quatro centavos)
Mencionou que manterá contato com o Vice-Presidente visando possibilitar a realização da Festa “Pai Veterano”, pois não há recursos suficientes no orçamento, por razões diversas.
Vice-Diretor Cultural – Término da 4ª turma do Curso de Informática e intenção do Senhor Vice- Presidente de iniciar a próxima turma na semana vindoura.
Diretor Social – Informou que a AVCFN participou do desfile em Nova Friburgo, na Tropa de Reforço e prestou assistência social em Nova Friburgo e agradecimentos ao Comandante Landin do Abrigo do Marinheiro pelo apoio prestado por ocasião da presença de Veteranos das SR. Informou que a doação de alimentos não perecíveis na última festa de aniversariantes na ATA foi em menor quantidade que das festas anteriores.  Participou de reunião no Comando Militar Leste visando o Desfile Militar de Sete de Setembro, Dia da Pátria.
Diretor de Assistência – Informou que o Doutor Almeida comparecerá na Sede em 06 de julho para consulta aos Veteranos no total de 11. Deu boas notícias sobre a situação de saúde dos Veteranos Vanderli e Chavão. Quanto ao Comandante Teles, informou que a família não vem permitindo divulgar informações a respeito da sua saúde. Sabe que ele está internado na UTI. Informou ainda que o estado de saúde do Veterano Arcelino é excelente e solicitou que os Veteranos o visitassem. O Presidente mencionou que está devendo esta visita e que fará proximamente.
Diretor de Patrimônio – Informou que está ativando o Inventário do Material e que alguns Veteranos deixaram de devolver o material, solicitando que o pessoal inadimplente regularize a sua situação.
Vice-Diretor de Patrimônio – Informou que conseguiu vender 95 % do material que levou para o Encontro de Veteranos.
Diretor de Comunicação – Informou que o próximo Jornal “O Veterano” será entregue nos próximos dias e que acompanhou os Veteranos de Brasília na visita ao Museu Naval.
Mencionou que a Revista Tecnologia e Defesa publicará uma matéria sobre a AVCFN na qual será prestada uma menção especial ao Veterano José Arcelino da Silva.
Vice-Diretor Esportivo – Informou que esta semana não haverá TFM
 
Entrega de Diplomas
Os Senhores Presidente e Vice-Presidente procederam as entregas de diplomas aos Veteranos concluintes da 4ª turma do Curso de Informática, ocasião em que o Senhor Presidente agradeceu ao Tenente Venâncio o apoio na realização do referido curso e lembrou aos concluintes que vai levar algum tempo para se desenvolverem,  porque o aperfeiçoamento vem com a prática.
ASSUNTOS GERAIS:
GAd – disse não ter nada a informar. O Presidente aproveitou o ensejo para dizer que houve poucas reclamações a respeito da forma como foi feita a entrega dos convites para o “Encontrão”. Para o próximo ano, faremos uma carta com mais esclarecimentos. Ressaltou que ninguém ficou sem convite e que funcionou o posto de entrega montado na entrada do Portão Principal do Campo da Ilha do Governador, tendo à frente o Veterano Valdo.
Ressaltou também a boa apresentação da Carteira de Associado. Enfatizou que os Associados ficam satisfeitos sempre que são prontamente atendidos pelo GAd, recebendo as carteiras. Os valores da indenização pelo recebimento das Carteiras estão em torno de R$ 500,00 (quinhentos reais) neste mês. Esses valores cobrem apenas os gastos administrativos, não havendo lucro.
Veterano Joseval – Destacou a presença de novos Associados visitando a Sede e elogiou o Veterano Trajano que confeccionou um cartão incentivando o pessoal a participar do Desfile de Sete de Setembro, Dia da Pátria.
Em seguida foi aberta a palavra aos presentes:
Veterano Madureira – Solicitou que seja providenciada  cópias da Canção Soldado da Liberdade visando os próximos desfiles, uma vez que alguns como ele não a conhecem..
Veterano Eduardo – Fez um agradecimento ao Tenente Venâncio e à AVCFN pela oportunidade de participar do curso de informática.
A seguir, às 16h:00m, por não haver mais assunto a ser tratado, o Senhor Presidente agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a presente reunião, e para constar, eu, Antoninho Sancha de Paiva, Primeiro-Secretário, lavrei a presente ata, que vai assinada respectivamente pelo Senhor Presidente e por mim.
                                                                                         Rio de Janeiro, RJ 28 de junho de 2011
                     FERNANDO DO NASCIMENTO
               Vice-Alte (FN) Ref-Presidente Nacional
                 ANTONINHO SANCHA DE PAIVA
                      Suboficial-FN-Ref 1º Secretário



Voltar...