ASSOCIAÇÃO DE VETERANOS DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

ATA DA ASSEMBLÉIA ORDINÁRIA DO CONSELHO DELIBERATIVO E CONSULTIVO

Aos vinte e quatro dias do mês de novembro de dois mil e onze, às 16h30min, reuniu-se em segunda e última convocação a Mesa Diretora do Conselho Deliberativo e Consultivo da AVCFN, em Assembléia Ordinária, em obediência ao contido no Artigo 39, item II, do Estatuto da AVCFN, em sua Sede, situada na Ilha das Cobras, Centro, Rio de Janeiro, RJ, estando presentes 32 (trinta e dois) Associados Conselheiros, para eleger e dar posse à nova Mesa Diretora do CDC, tendo em vista que só foi apresentada uma Chapa, com a seguinte composição: Presidente, Vice-Almirante (Refº-FN) Fernando do Nascimento, Vice-Presidente, Vice-Almirante (Refº-FN) Moacyr Monteiro Baptista, Secretário, Capitão-de-Corveta ((Refº-T) Juvenal Veríssimo Bulhões, Membros, Primeiro-Tenente (RM2) Umberto Bastos Baptista, Suboficial Antoninho Sancha de Paiva e Suboficial Dias Walter Martins Moscoso.

A Assembléia foi aberta e conduzida pelo Vice-Almirante (Refº-FN)  Moacyr  Monteiro Baptista, que convidou para ocupar seus lugares à Mesa os seguintes Conselheiros: CMG (Refº-FN) José Joaquim Pires, CC ((Refº-T) Juvenal Veríssimo Bulhões, Primeiro -Tenente (RM-2) Umberto Bastos Baptista e Suboficial Dias Walter Martins Moscoso, todos , componentes da Mesa Diretora do CDC.

Dando sequência à cerimônia, seguindo o roteiro, o Mestre da Cerimônia, Suboficial Antoninho Sancha de Paiva, solicitou aos presentes para que, de pé, entoassem o Hino Nacional Brasileiro.

Ao final do Hino, o Presidente da Mesa Diretora colocou em votação e perguntou se alguém tinha restrição legal aos nomes apresentados e, como ninguém se manifestou, prosseguiu dizendo que quem estivesse de acordo com a eleição da Mesa cujos nomes já foram lidos, permanecesse como estava. Não havendo objeções, declarou eleita por aclamação e por unanimidade os Membros da Mesa Diretora. Em seguida empossou os Membros da Mesa para o período de novembro de 2011 a novembro de 2013.

O Presidente da Mesa convidou os Membros da Mesa eleita para que assumissem os seus lugares. Reposicionados os novos Membros, a Presidência passou a ser exercida pelo Vice Almirante (Refº-FN) Fernando do Nascimento.

O Almirante Baptista fez uso da palavra para agradecer ao Almirante Fernando pela sua participação como Presidente do Conselho Deliberativo e Consultivo, antecedendo-o e como Presidente da Direção Nacional no período 2007 a 2011, e destacou sua grande experiência e liderança e sua grande amizade.

A seguir o Almirante Fernando fez uso da palavra dizendo que a AVCFN vem crescendo fruto do trabalho de todos, ressaltando que os pequenos trabalhos, que passam sem ser percebidos, são muito importantes, pois eles também são responsáveis pelos êxitos. É o dia a dia. Enfatizou que na gestão do Almirante Baptista houve um momento crítico, que foi a da mudança da sede que funcionava nas dependências do Clube Naval para a Av. Rio Branco 37, sala 508. Foi uma escolha feliz e ali a AVCFN ganhou grande impulso. Quanto à sede atual, local onde se realiza a cerimônia de posse da Mesa Diretora do CDC, os méritos pertencem ao Almirante (RM1-FN) Álvaro Augusto Dias Monteiro, que, como Comandante-Geral, foi sensível aos apelos de gerações, providenciando a sede atual, mediante Convênio com a MB. Ele, Alte Fernando, teve apenas a sorte de estar no cargo.

O Alte Baptista retomou a palavra para dizer que ele se encontrava em Cabo Frio quando foi informado pelo Alte Pedrosa, então Presidente do Clube Naval, de que a AVCFN teria que deixar as instalações daquele Clube. Então ele comunicou-se com o Conselheiro Agostinho Campos, então Diretor Jurídico, que manteve os entendimentos necessários com a Direção do Clube Beneficente de Sargentos da Marinha que resultaram no contrato de aluguel das mencionadas salas.

Seguiram-se diversas colocações, cada qual relembrando aspectos que dizem respeito à vida da Associação, tendo sido relembrados nomes de Associados como o SO Wilson, que foi Presidente quando a Associação ficou instalada no “Sítio do Pica Pau” local improvisado próximo ao portal de entrada da Fortaleza de São José, dentre outras menções.

O CMG (Refº-FN) José Joaquim Pires solicitou a palavra, ressalvando que a pedia em caráter excepcional, pois o mais antigo já havia falado. O Comandante Pires teceu comentários a respeito dos feitos de muitos Associados, mencionando o SO Moscoso e outros. De sua parte disse que procurou fazer o máximo, embora reconhecendo que não fez tudo o que desejava por razões diversas.

Então o Almirante Fernando disse que a AVCFN muito deve ao Comandante Pires, que é uma pessoa simples, que vem prestando serviços relevantes, sendo reconhecido por todos. Disse que ele pode “dormir tranqüilo” por tudo que já fez e fará pela Associação.

Após, seguindo o roteiro, o Mestre de Cerimônia solicitou aos presentes para que, de pé, cantassem a Canção “Na Vanguarda”, sendo que todos, como de costume, cantaram com muito entusiasmo. O Mestre de Cerimônia proferiu os Tradicionais Hurras: ao Brasil, à Marinha do Brasil, ao Corpo de Fuzileiros Navais e à Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais.

Às 17h50min, o Presidente do CDC, Almirante Fernando do Nascimento deu por encerrada a presente Assembléia Ordinária e, para constar eu, Juvenal Veríssimo Bulhões, Secretário, lavrei a presente Ata que será assinada, respectivamente, pelos Senhores Presidentes do CDC substituído e empossado e por mim.

Rio de Janeiro, 24 de novembro de 2011.

FERNADO DO NASCIMENTO

Vice-Almirante (Refº-FN)

Presidente

MOACYR MONTEIRO BAPTISTA

Vice-Almirante (Refº-FN)

Vice Presidente

JUVENAL VERÍSSIMO BULHÕES

CC (Refº-T)

Secretário