ASSOCIAÇÃO DE VETERANOS DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

SEÇÃO REGIONAL SÃO PAULO

 

 

1º ACAMPAMENTO DE VETERANOS DAS FORÇAS ARMADAS DO BRASIL – 2012

 

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DO EVENTO

 

       O presente documento constitui um relato detalhado das atividades levadas a efeito no período entre 26 e 29 de Abril de 2012, pertinentes ao 1º Acampamento de Veteranos das Forças Armadas do Brasil, promovido pela Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, Sede Regional de São Paulo. O evento organizado dela diretoria da AVCFN-SP, teve o apoio do Comando do 8º Distrito Naval, do Comando Militar do Sudeste – através da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel de Caçapava, SP, além da participação do Grupamento de Infraestrutura Aeronáutica do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA, de São José dos Campos , SP, e da chancela imprescindível da Companhia Energética de São Paulo – CESP. As atividades e tarefas específicas foram realizadas em Paraibuna, SP, nas datas e de conformidade com o que é registrado a seguir.

 

Dia 26 de Abril . 

     Esta foi a data da viagem e chegada à Represa da CESP em Paraibuna, SP, sede definida para o evento. O local corresponde a uma área especial reconhecida pelo Exército Brasileiro para a realização de manobras e exercícios aerotransportados. Como primeira tarefa, foi feito o acompanhamento e montagem do acampamento, a saber, duas barracas para alojamentos, duas para banheiros e uma para cozinha e refeitório – rancho.

     Ao final da tarde desse dia chegaram para o encontro, os primeiros grupos de veteranos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. À noite foi servido o jantar, preparado pelo Civil Associado da SR–SP, Veterano José Monteiro do Amaral Júnior.

 

Dia 27 de Abril .

     Ao amanhecer deste dia realizou-se o primeiro cerimonial de hasteamento da Bandeira. Os participantes, todos devidamente perfilados e prestando continência ao Pavilhão Nacional, sob o comando do Veterano FN Admilson Alves da Silva, e ao apito de marinheiro a cargo do Veterano FN Eduardo Marquini, Presidente da AVCFN- SP. Nas horas seguintes da manhã, foi feito um reconhecimento da área, além de caminhada, passeio e pesca na represa.   Os demais participantes foram chegando até a hora do almoço e, à noite, após o rancho, todos estavam já reunidos e puderam fazer suas apresentações e relatos acerca de suas origens. Essa reunião se estendeu até as 23:00h e a prosa foi principalmente uma exposição animada de casos, fatos e feitos, trazidos de suas passagens pela caserna, pela Marinha, pelo Exército ou pela Força Aérea Brasileira.

     O dia encerrou com a definição de uma escala de serviço sugerida pelo Presidente da SR SP e aceita pelos demais, a cumprir-se em moldes algo similares aos que são seguidos no quartel. Além de uma escala de meia hora de trabalho de cada veterano, para a ordem e limpeza do local, foi decidido também pelo apoio de um Ronda, para vigia, guarda e fiscalização no entorno do acampamento durante a noite. 

 

Dia 28 de Abril.

     Nesta data se concentraram as atividades mais importantes e que exigiram o esforço maior e mais cooperativo de todos os participantes do evento. O dia começou muito cedo, às 4:20h com uma alvorada festiva, sob a responsabilidade do Presidente da SR SP e do Veterano FN Admilson Alves da Silva. Foram alguns minutos com explosão de bombas, seguida de barulho de sirena de ambulância, faróis acesos, giroflex vermelho, além de muito grito de surpresa de alguns, que nunca tiveram presenciado uma alvorada assim, com esses componentes. Às 5:00h , os veteranos se juntaram numa ordem unida e numa caminhada no talude da barragem, assistindo dali o nascer do sol. 

     Eram 7:30h , logo após o café e desjejum, quando todos se formaram em frente ao mastro da Bandeira. Neste momento, começou a adentrar na área do acampamento um comboio de carros, um caminhão da FAB trazendo um grupo de homens da Companhia de Cães de Guerra, todos com faróis acesos, liderados por uma viatura da Polícia Militar com sirena ligada. Essa comitiva trazia o ônibus que conduzia um grupo de 57 alunos e 3 professores da Escola Estadual “Professora Maria Alexandre Pereira”, de São José dos Campos, SP, que veio ao acampamento para atividade pedagógica extra-curricular da escola, sob a responsabilidade conjunta com os veteranos, no evento em curso. Desembarcados, todos os estudantes se formaram em fila. Assim perfilados e visivelmente curiosos, os jovens receberam os cumprimentos e as boas-vindas do Presidente da SR SP e o comunicado de que iriam vivenciar ali um dia de soldado. Em seguida, veteranos de um lado e estudantes do outro, deu-se a cerimônia de Hasteamento, comandado pelo Veterano FN Admilson Alves da Silva e com o apito de Marinha a cargo do Presidente da SR SP. Às 8:30h, veteranos e estudantes se reuniram no galpão da oficina de balsas da CESP, preparado na ocasião para receber os participantes do encontro.

     A convite do Presidente da SR SP, todos cantaram o Hino Nacional, antes de dar início às palestras planejadas para o grupo de escolares naquela hora.  A primeira fala foi do Veterano FN Admilson Alves da Silva, dizendo do Corpo de Fuzileiros Navais, seu ingresso, seu cotidiano , sua missão na Marinha do Brasil. A segunda fala foi a do Coronel Isnard Batista de Souza, informando sobre a Força Aérea Brasileira, seu papel e peso, o ingresso e carreira na instituição. Em seguida, a fala esteve a cargo da Polícia Militar, seu Comandante Major Levy Rios, o Capitão Fábio e o Sargento Carlos, que apresentaram principalmente informações relativas a seu programa de resistência às drogas. Por fim, o Sargento Valter, numa fala acerca do Exército Brasileiro, fez uma apreciação sobre as funções, especificidades e condições de ingresso na carreira militar da instituição que representava. Essas falas dos veteranos revelaram-se um verdadeiro fórum e os alunos se mostraram à vontade para fazer perguntas e dirimir dúvidas. 

     Depois dessa reunião, foi servido um lanche aos escolares e demais presentes. Em continuidade, houve três atividades com a participação curiosa e animada dos estudantes. Primeiramente foi a apresentação de alguns homens da Companhia de Cães de Guerra do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica, BINFA, quando foi dada uma mostra do adestramento de alguns animais e de sua atuação como cães guerreiros.  Em seguida, às margens da represa, veteranos e jovens se juntaram para realizar a soltura de 5.000 alevinos de piabanhas, para repovoamento daquelas águas. Por último, às 11:30h, fizeram também  a soltura de dois casais de jacupemba e dois casais de Nambu açu outro….. ,considerados aves em vias de extinção e que, libertas na mata local, poderão vir a se reproduzir.   A CESP brindou os participantes com algumas mudas de pau-brasil, jequitibá e ipê amarelo , que foram plantados , naquele momento.  Os jovens ganharam de brinde um material impresso e informativo da Marinha, da FAB e do Exército: revistas, folhetos, formulários, cadernos e agendas. Todos receberam, por fim, um certificado de sua participação no 1º Acampamento de Veteranos das Forças Armadas do Brasil. 

     A despedida dos jovens aconteceu às 12:30h, com os tradicionais “hurras” dos fuzileiros navais, saudando ao Brasil, à Marinha, ao CFN, ao Exército Brasileiro, à FAB e aos estudantes da Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Prof Sônia Maria Pereira Alexandre, partiam de volta a São José dos Campos.

     O almoço dos veteranos, nesse dia, foi uma ração alternativa de combate.  Após o rancho, houve um encontro com um funcionário representante da CESP, Sr. Ariovaldo Araújo, que fez uma palestra acerca da empresa, a energia gerada, as pesquisas, o meio ambiente e o lado social abrangido pela companhia.

     A noite desse dia 28, às 19:30h, os veteranos  se deslocaram num caminhão de transporte de tropa do 6º Batalhão de Infantaria Leve, 6º BIL, até Caçapava, SP. Naquele município, a convite do Comandante do Batalhão, General Antunes, os participantes assistiram a uma exibição cênica feita por soldados daquela instituição, com tema alusivo à Batalha de Fornovo di Taro, um dos grandes confrontos travado pelo Exército Brasileiro na Segunda Guerra Mundial.

 

Dia 29 de Abril.

     No Domingo, último dia do acampamento e a partir das 10:00h, o grupo de veteranos se juntou para um animado churrasco de despedida, preparado ao comando do Veterano Amaral Júnior . 

     Às 13:00h aconteceu a última atividade do acampamento, que foi a cerimônia de Arriamento da Bandeira Nacional. O ritual esteve mais uma vez a cargo do Veterano FN Admilson Alves da Silva e do Veterano FN Eduardo Marquini. Ao apito de Marinha tocado pelo Presidente da AVCFN SP , com a descida do Pavilhão Nacional e com a continência dos participantes , foi encerrado o 1º Acampamento de Veteranos das Forças Armadas do Brasil – 2012. 

 Click AQUI e veja matéria com fotos – graaer.blogspot.com.br 

 Postado por: Lucio Lucena