MARINHA DO BRASIL

GABINETE DO COMANDANTE DA MARINHA

SESSÃO SOLENE COMEMORATIVA AO 40º ANIVERSÁRIO DA ASSOCIAÇÃO DE VETERANOS DO CFN

04MAI2012

 A Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais congrega Fuzileiros Navais e militares de outros Corpos e Quadros da Marinha, integrantes de outras Forças e civis, desde que cultivem os ideais e o espírito de corpo peculiares aos Fuzileiros Navais. Os militares podem estar na ativa ou em qualquer situação de inatividade, remunerada ou não.

Seu propósito é manter os Associados unidos sob os mesmos ideais que os animaram e os identificaram na situação de atividade.

Procura sempre manter o vínculo com a Marinha, desenvolvendo atividades de caráter social, cultural, esportivo, recreativo e assistencial, além de participar de cerimônias cívico-militares, em especial nas OM da Marinha, e acompanhar exercícios das Unidades do CFN, para manter os Veteranos atualizados com os novos meios.

As atividades culturais da Associação compreendem visitas a OM e a locais turísticos, cursos gratuitos de inclusão digital e participação em seminários diversos, inclusive nos ciclos de palestras para o pessoal que está próximo de passar para a Reserva.

Na vertente assistencial, além de apoiar os Associados e seus familiares em momentos difíceis, procura fazer a ligação entre os Veteranos que apresentam alguma necessidade especial e o órgão da Marinha que pode prestar o auxílio apropriado, como o SASM e os Hospitais Navais.

Imbuída do espírito de responsabilidade social, organiza ou participa de ações de caráter humanitário, como em Angra dos Reis, em 2010, durante as enchentes, ou com equipes auxiliando em Hospitais de Campanha instalados e operados pela FFE, como no Campo de Santana (2005) e em Nova Friburgo (2011), para citar os mais significativos. Em todos os eventos sociais, são recolhidos gêneros alimentícios para doação – a prioridade da doação tem sido para entidades indicadas pelas Voluntárias Cisne Branco, como a Creche Pequenos Grumetes, ou pelo SASM.

A Associação contribui, também, para divulgar a Marinha na sociedade brasileira, tanto no Rio de Janeiro como no âmbito das Seções Regionais, em ações que, como reconhecimento, tem sido objeto de homenagens, tais como: Moção de Congratulações e Louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro; Medalha da Real Ordem do Mérito Cultural D. João VI; Medalha da Federação das Associações das Academias de Letras e Arte do Estado de São Paulo; e a Ordem do Mérito Cívico, no grau de Oficial, outorga da Liga de Defesa Nacional; estas duas últimas em reconhecimento ao trabalho realizado pela Seção Regional Sul (Porto Alegre).

Assim, é com muita satisfação que cumprimento os Veteranos que, mesmo com os cabelos já brancos sob seus gorros de fita, continuam vibrantes, mostrando com entusiasmo seu amor ao Brasil e à Marinha.

AVCFN! Parabéns pelos seus quarenta anos!

BRAVO ZULU!

Postado por: Lucio Lucena – Click AQUI e veja  fotos do Encontrão 2012