ASSOCIAÇÃO DE VETERANOS DO CFN e CRUZ VERMELHA BRASILEIRA

UNIDAS NO COMBATE À COVID-19

 
A Associação de Veteranos de Fuzileiros Navais (AVCFN), e a Cruz Vermelha Brasileira (cvb), instituição secular e de reputação inconteste, estabeleceram uma parceria que consiste da realização de uma campanha de AÇÃO HUMANITÁRIA para distribuir alimentos e material de higiene destinados a famílias cujas  rendas foram seriamente impactadas pelas medidas de isolamento social impostas pelas autoridades governamentais, no combate à COVID-19.
A parceria teve sua origem em uma iniciativa da nossa Veterana Rosana Lopes que, no mês de maio de 2020, levou ao conhecimento dos membros da Diretoria da AVCFN os trabalhos que estavam sendo realizados pela CVB no contexto do combate à COVID-19. Dentre essas iniciativas, destacou a magnífica campanha de arrecadação de alimentos e material de higiene que a CVB havia realizado que, não obstante, estava enfrentando severas dificuldades para realizar o transporte dos donativos e, assim, lograr atender as necessidades de distribuição e entrega das doações à população carente de localidades do Norte e do Nordeste do país
cruzverm2
 
Fazendo jus ao lema dos Fuzileiros Navais – AD SUMUS – que em latim significa “AQUI ESTAMOS”, a AVCFN percebeu nessa parceria, uma oportunidade ímpar de contribuir com a sociedade brasileira, para apoiar a parcela da nossa população que perdeu acesso aos empregos formais e está ainda severamente impactada pelas restrições impostas ao trabalho informal que lhes impede de obter acesso a fontes de renda alternativas, representada por milhares e milhões de famílias e lares brasileiros. Após um contato inicial entre as diretorias, na sede da associação, o Presidente Nacional da AVCFN recebeu uma visita de uma ilustre comitiva da Cruz Vermelha Brasileira, chefiada por seu Presidente Nacional, o Senhor JULIO CALS DE ALENCAR. Na ocasião, foi realizado um entendimento entre ambos os presidentes, para celebração de um termo de cooperação que viria a ser formalizado, no dia 9 de junho de 2020.
cruzverm1
No escopo dessa cooperação, coube a AVCFN viabilizar o transporte dos donativos para locais do Norte e do Nordeste, indicados pela CVB. Assim, a AVCFN realizou a contratação de frete, por meio do qual foi efetuado o transporte de cerca 21 toneladas de alimentos, distribuídas em três lotes de aproximadamente 7 toneladas, destinados às capitais dos estados do Amazonas, do Pará e do Maranhão. Desses lotes, dois deles, os destinados a Manaus e Belém, foram entregues nesta última localidade e o terceiro diretamente em São Luís do Maranhão. Cabe mencionar que o carregamento destinado a Manaus  foi  enviado por via fluvial àquela localidade.
A AVCFN se encarregou ainda de acompanhar o carregamento e a entrega da carga nas localidades.
DSC_0007
 
O carregamento foi realizado no dia 01 de julho de 2020, no depósito central na Praça da Cruz Vermelha com a participação de voluntários da AVCFN e colaboradores da CVB. O destaque foi a participação da nossa Veterana Rosana Lopes,  voluntária da Cruz Vermelha, para quem cabe uma  menção especial, por ter sido a associada responsável pela iniciativa que aproximou a AVCFN da CVB.
DSC_0043
 
Em São Luis, o presidente da Cruz Vermelha no Maranhão, Carlos Rangel e sua equipe contaram  com a presença do Primeiro-Tenente (FN) Liondely Stephan de Souza Pimentel, do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, que representou a AVCFN e se encarregaram do apoio à chegada das doações e à entrega dos donativos aos representantes locais da CVB.
chegada maranhao
 
Na cidade de Belém, no dia 6 de julho de 2020, coube ao Veterano Francisco, acompanhado de sua esposa, Sra. Suely e do Veterano Fortunato, juntamente com o Presidente da Cruz Vermelha do Pará, Jair da Silva Bezerra, estar presente, na chegada das doações àquela localidade.
chegada belem
A parceria com a CVB contemplou ainda a realização de uma campanha, realizada com o apoio da rede de supermercados GUANABARA, para arrecadação de alimentos não perecíveis, no âmbito do Estado do Rio de Janeiro, que consistiu na instalação de pontos de coleta de doações em 26 filiais daquela rede de supermercados espalhadas por municípios do Grande Rio. Nestes pontos de coleta,
foram afixados cartazes para identificação e disponibilizado um carrinho de compras para que as doações pudessem ser arrecadadas. As filiais da rede de supermercados GUANABARA, onde foram realizadas as coletas dos donativos, foram divulgadas com destaque nas páginas oficiais da AVCFN, na internet, assim como nas constantes das plataformas do Facebook, do Instagram e no Twitter.
campanha2
Ao ver cumprida mais esta missão, o Presidente Nacional da AVCFN tem o orgulho de manifestar em nome de todos os associados a honra de termos participado e contribuído com CRUZ VERMELHA BRASILEIRA, para conclusão dessa tão nobre iniciativa que, neste momento tão crítico pelo qual atravessa o nosso país, fez a diferença para abreviar o sofrimento de parcela importante daqueles que se incluem no grupo de cidadãos mais afetados pelas consequências dos impactos da pandemia da COVID-19.
 

VETERANO FUZILEIRO NAVAL!

MISSÃO CUMPRIDA!

ADSUMUS!