Saúde Naval

   – Todos nós conhecemos ou temos alguém na família que está acima do peso. O Ministério da Saúde afirma que mais da metade da população brasileira tem excesso de peso e cerca de 20% é obesa. Considerada uma epidemia, a obesidade é um dos maiores problemas de saúde atualmente.

O consumo exagerado de alimentos com alto teor de gordura, açúcar e ultraprocessados são os maiores vilões. Faça uma reeducação alimentar e pratique exercícios físicos com regularidade. No Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, 11OUT, mostramos a importância da atividade física para a prevenção da doença.

Extrato do BONO de 11/OUT/2019

Veja a nota abaixo do SAÚDE NAVAL

A obesidade é um dos principais problemas de saúde pública no mundo, sendo considerada uma doença que preocupa por razões de ordem social, psicológica e metabólica. Ela está atrelada ao desenvolvimento de outras doenças associadas, como: hipertensão, diabetes, doenças do coração e até mesmo câncer.

Com as transformações ocorridas nas últimas décadas (devido às mudanças nos hábitos de vida da população), o Brasil enfrenta dificuldades com o aumento de peso e com o frequente crescimento do sedentarismo.

Ainda somos o país mais sedentário entre as nações que compõem a Organização Mundial da Saúde. Em virtude desse cenário, o Ministério da Saúde vem incrementando políticas e programas de saúde a fim de estimular ainda mais a prática de atividades físicas, buscando reduzir, dessa forma, as doenças relacionadas ao sedentarismo entre os brasileiros. Em 2011, foi lançado o Programa Academia da Saúde, que hoje contempla 1.100 municípios.

Uma das diretrizes amplamente adotadas em todo o mundo, do American College of Sports Medicine (ACSM), orienta que adultos realizem 30 minutos ou mais de exercícios físicos com intensidade moderada por pelo menos 5 dias na semana ou 20 minutos de intensidade vigorosa por pelo menos 3 dias na semana, além das atividades da vida diária.

A prática regular de exercícios físicos (como musculação, exercícios aeróbios – corrida, caminhada e pedalar por exemplo – e circuitos de alta intensidade) tem um papel importante no processo de perda de peso, principalmente quando aliada a hábitos alimentares saudáveis, promovendo a diminuição da gordura corporal, o aumento da massa magra e a atenuação das comorbidades geradas pelo excesso de gordura.

Escolha sempre uma atividade que você goste de fazer dentro do seu tempo disponível. Assim sendo, você aumentará o gasto calórico e, associando isso ao controle alimentar, conseguirá diminuir o percentual de gordura e o peso corporal, melhorando o condicionamento físico, a saúde e a qualidade de vida.

1T (RM2-T) ANDERSON PINHEL

Educador Físico

Postado por