MARINHA DO BRASIL

DIRETORIA DE COMUNICAÇÕES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA

BOLETIM DE ORDENS E NOTÍCIAS Nº 184 DE 07 DE MARÇO DE 2017

BONO ESPECIAL GERAL RIO DE JANEIRO, RJ.

Em 7 de março de 2017. ORDEM DO DIA Nº 1/2017

Assunto: Mensagem de 7 de Março de 2017

O ducentésimo nono ano de existência do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) foi intensamente vivido com uma ampla participação dos Combatentes Anfíbios da Marinha do Brasil em diversas atividades de relevo ocorridas no Brasil e no exterior. Estivemos presentes nas Missões de Paz da ONU, como a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti e a Força Interina das Nações Unidas no Líbano, além da segurança das Embaixadas do Brasil no Paraguai, na Bolívia e no Haiti. Em consonância com a política externa brasileira, o CFN prossegue contribuindo com a formação de um ambiente seguro e estável em nosso entorno estratégico, e consequentemente, ampliando a projeção do País no cenário internacional, valendo-se de seu inequívoco soft power com o apoio à Marinha do Suriname na formação de seus Fuzileiros Navais, como já ocorre com a Marinha da Namíbia, a Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe e a Infantaria de Marinha do Paraguai.

No Brasil, contribuímos em grande parcela com o esforço nacional no Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, participamos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, executamos uma quantidade significativa de operações de Garantia da Lei e da Ordem, em diversos pontos do País, sem nunca descuidar de nosso adestramento diário que contribui decisivamente para a condição de pronto emprego do CFN.

Posso afirmar ter sido um importante ano para o CFN, quando mais uma vez a sua prontidão operativa, o seu caráter expedicionário e sua vocação anfíbia foram exigidos com resposta ágil, eficaz, eficiente e efetiva. Os aspectos positivos trazidos com os Jogos Olímpicos e Jogos Paralímpicos Rio 2016 destacaram, também, a capacidade de comunicação social seja por meio das Bandas de Música ou pela atitude dos militares empregados na segurança do ambiente olímpico, nas cerimônias de premiação e, para alegria de todo o País, pelas conquistas obtidas em ouro e prata por nossos medalhistas integrantes do Programa Olímpico da Marinha, coordenado pelo CFN. Cabe destacar ainda a presença no “Time Brasil” de atletas oriundos de programas sociais e de base conduzidos em diversas Organizações Militares do CFN, participações e atividades essas amplamente divulgadas na mídia nacional. Em recente ação de Garantia da Lei e da Ordem, foi recompensador constatar, mais uma vez, a empatia da população da Cidade do Rio de Janeiro com os Marinheiros do Gorro de Fita, na atuação marcante desses Fuzileiros Navais presentes na orla, desde o Caju até o Leblon.

Todas essas atividades exigiram adaptação dos calendários de trabalho, uma vez que, em paralelo, a Força de Fuzileiros da Esquadra, “a Força que vem do Mar”, cumpriu todos os exercícios e manobras integrantes do Eixo Central de Adestramento, da mesma forma que nossos Grupamentos Distritais e os Batalhões de Operações Ribeirinhas COMANDO-GERAL DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS conduziram as tarefas previstas em suas missões, atendendo a outras atividades, sem descuidar de seu aprestamento. É justamente este adestramento, sempre empregando munição real e atuando sob temas táticos avaliados e supervisionados pelo Comando de Operações Navais e pelo Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, que garante confiança mútua aos Fuzileiros Navais, aptos a cumprirem as missões e executarem as tarefas previstas na Doutrina Básica da Marinha. Esta sequência de efetivo emprego do CFN consolida uma postura especial de uma Tropa profissional e muito bem preparada para um amplo espectro de operações e atividades de caráter militar, reiterando a versatilidade de nossos Soldados-Marinheiros.

Grande destaque deve ser dado, neste último ano, à retomada da execução das Operações Anfíbias, com a realização de uma “UAnfEx”, no mês de abril, e o festejado retorno da “Operação Dragão”, na sua XXXVII edição, realizada no litoral capixaba com a presença de aproximadamente quatro mil militares e a marcante participação de dezenove navios de nossa invicta Esquadra, do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste e da Força de Minagem e Varredura, ressaltando a grande impulsão em nossa capacidade de projeção de poder, proporcionada pela incorporação do Navio Doca Multipropósito “Bahia”.

O balanço deste último lapso de doze meses foi amplamente positivo, com o aporte de recursos extraorçamentários, fruto de detalhado planejamento, ampliando-se em muito o acervo material do CFN, ressaltando o recebimento de viaturas operativas leves, equipamentos de comunicação de última geração, equipagens diversas, incluindo ainda moderno material contra-terrorismo e de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, que mantém o CFN muito próximo do estado da arte em diversas atividades, incrementando, também, suas instalações e equipamentos esportivos.

Ao comemorarmos mais um aniversário, cumpre externar o reconhecimento aos Fuzileiros Navais de sempre que, em sucessivas gerações que nos antecederam, com sacrifício, dedicação, ousadia de seus sonhos, convicções e tenacidade erigiram esta valorosa Força Anfíbia, da qual temos orgulho em pertencer, na qual nosso País tanto confia. Por meio de exemplos, transmissão de conhecimentos profissionais, zelo com nosso inventário e, especialmente, atenção ao nosso pessoal, aprendemos a compartilhar os valores de Honra, Competência, Determinação e Profissionalismo.

Cumprimento os Oficias e Praças, Marinheiros e Fuzileiros Navais, agraciados com a Medalha Mérito Anfíbio, em reconhecimento aos seus envolvimentos nas fainas operativas de adestramento ou de caráter real, possibilitando a manutenção da prontidão operativa e do caráter expedicionário do CFN.

Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, mantenham-se aptos e prontos a todo chamamento da Pátria, hoje e como tem sido nos últimos 209 anos! ADSUMUS!

FERNANDO ANTONIO DE SIQUEIRA RIBEIRO

Almirante de Esquadra (FN) Comandante-Geral

BONO Especial Geral Nº 184/2017.

Visite a página da Marinha na Internet – www.marinha.mil.br onde poderão ser conhecidas as atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil.

Postado por Lucio Lucena