Nota da Pagadoria de Pessoal da Marinha sobre consignações em Bilhete de Pagamento

 

Alguns Militares Inativos e Pensionistas vêm recebendo ligações telefônicas e/ou visitas residenciais, quase sempre originadas de um suposto advogado ou de um suposto militar da reserva,dizendo-se representante de Entidades Consignatárias, com o conhecimento de dados pessoais e oferecendo: crédito consignado em folha de pagamento; direito a percepção de determinado valor de espólio; vantagens advindas de supostos processos judiciais contra a Marinha, dentre outros. Nessas ocasiões, tem sido solicitado a senha do Consignado; que o mesmo assine um contrato em branco; que deposite um determinado valor na conta bancária de terceiros etc.
Alerta-se a todos os Militares/Pensionistas que redobrem os cuidados com quaisquer ligações telefônicas ou visitas residenciais, pois a PAPEM não faz e nem autoriza esse tipo de contato. Recomenda-se que não seja prestada qualquer informação por telefone e, no caso de visitas residenciais, que solicite assinatura de documentos, o Militar/Pensionista deverá adotar as seguintes precauções adicionais:
– não fornecer a senha ou e-mail cadastrado à terceiros; 
– não aceitar contatos de intermediadores por telefone ou em sua residência;
– não fornecer dados pessoais e cópia de seus documentos à terceiros, antes de certificar-se que a Entidade Consignatária é conveniada com a MB;
– ler atentamente todas as cláusulas do contrato a ser assinado com a Entidade Consignatária, bem como exigir sua cópia no ato da celebração;
– não assinar contrato em branco; e
– tomar cuidado com pessoas com promessas de acelerar o crédito, ou outras vantagens.
O Militar/Pensionista deve redobrar a atenção ao efetuar um empréstimo consignado, realizando sempre a simulação existente no Portal o Sistema Digital de Consignações (E-CONSIG), para depois celebrar com a EC de livre escolha do Consignado.
Importante ressaltar, que o Sistema E-CONSIG, não possui dados pessoais dos Consignados como: telefone celular ou fixo, nome do cônjuge, endereço residencial ou funcional etc.
Por último, cabe ressaltar que a Marinha não incentiva a contratação de empréstimo, por entender que é prudente e mais vantajosa a prévia acumulação (poupança) do montante necessário à aquisição de um determinado bem ou serviço.

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA