Sessão Solene do 208º Aniversário do CFN

Em 09MAR foi realizada, na Sede Nacional da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN), a Sessão Solene alusiva ao 208º Aniversário do CFN. A Sessão foi presidida pelo Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Fernando Antonio de Siqueira Ribeiro, visto ser o Presidente de Honra da AVCFN.

Após o protocolo de abertura, o Presidente Nacional, Contra-Almirante (FN) Nélio de Almeida, destacou o Aniversário do CFN e a importante atuação dos Fuzileiros de ontem, de hoje e de sempre para o constante crescimento do Corpo.

Em seguida, foi feita uma Homenagem ao Vice-Almirante (Refº-FN) Fernando do Nascimento, ex-Presidente do Conselho Deliberativo e Consultivo. O ex-Presidente Nacional da AVCFN, Contra-Almirante (FN) José Henrique Salvi Elkfury, foi convidado para fazer uso da palavra onde elencou episódios inesquecíveis da carreira do Alte Fernando do Nascimento, que ao final da alocução, foi calorosamente aplaudido de pé por todos os presentes. Como registro de admiração e respeito pelos excepcionais serviços prestados à AVCFN, foi entregue pelo Comandante-Geral do CFN o diploma de Associado Grande Benemérito ao homenageado.

Após o recebimento do diploma, o Alte Fernando do Nascimento, emocionado, agradeceu a homenagem e destacou a importância da Associação e dos Associados desde a sua criação até os dias atuais.

Por fim, o Comandante-Geral do CFN falou aos presentes. Ocasião em que destacou os grandes feitos do Corpo e parabenizou a todos pela celebração.

Cumpridos os procedimentos para encerramento, foi cantada a canção Na Vanguarda, os tradicionais hurras ao Brasil, à Marinha do Brasil, ao CFN e à AVCFN, seguida de confraternização no pátio da Sede.

Destaca-se a participação no evento dos Vice-Almirantes (FN) Washington Gomes da Luz Filho, Comandante do Pessoal de Fuzileiros Navais, Alexandre José Barreto de Mattos, Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Moacyr Monteiro Baptista, Presidente do Conselho Deliberativo e Consultivo da AVCFN, e Paulo Cesar Stingelim Guimarães, Coordenador-Geral do Programa Olímpico da Marinha (PROLIM), além de Almirantes da Ativa e da Reserva, Comandantes de Unidades do CFN e expressiva participação de Veteranos.

Por Lucio Lucena

Assessor da Presidência da AVCFN, Editor do Blog

www.sacomucho.blogspot.com