Extrato do BONO Nº 778 DE 10 DE NOVEMBRO DE 2015

COMISSÃO DE PROMOÇÕES DE OFICIAIS BRASÍLIA, DF.

Em 10 de novembro de 2015.

ORDEM DO DIA Nº 1/2015

Assunto: Aniversário da Comissão de Promoções de Oficiais

Em 10 de novembro de 1972, com a edição da Lei de Promoções de Oficiais da Ativa das Forças Armadas, foi criada a Comissão de Promoções da Marinha (CPO), na sua atual configuração, em substituição ao Conselho de Promoções de Oficiais, existente desde 1965, fruto de reorganização do Conselho de Promoções da Marinha, estabelecido em 1952, já que, até aquela data, as promoções eram processadas pelo Conselho do Almirantado.

Presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, a CPO assessora o Comandante da Marinha nos principais processos seletivos de oficiais: Quadros de Acesso para as promoções, aplicação da Quota Compulsória, elaboração das Escalas de Comando e de Direção e relações para Cursos de Altos Estudos Militares, bem como para Permanência Definitiva no Serviço Ativo da Marinha e para Transferência entre Corpos e Quadros.

Nesse período, o Comandante da Marinha e o Almirantado têm contado com valioso assessoramento dos Membros da CPO, Almirantes que, além das tarefas inerentes aos seus cargos, alocam tempo e energia na produção de pareceres pautados nos valores morais e profissionais peculiares à Marinha, visando a seleção justa e meritória dos oficiais. Neste mister, os Almirantes Membros contam com a eficiência e a dedicação da Tripulação da Secretaria da CPO.

Assim, neste momento de celebração, expresso meu reconhecimento e meu respeito aos Membros e à Tripulação da Secretaria da CPO pelo empenho e profissionalismo demonstrados na execução de suas atividades, continuando o legado dos que nos antecederam e servindo como referência de entusiasmo pela Carreira Naval.

– Parabéns CPO pelo transcurso de mais um aniversário!

BRAVO ZULU!

VIVA A MARINHA!

WILSON BARBOSA GUERRA

Almirante-de-Esquadra Presidente

      Por Lucio Lucena
Assessor da Presidência da AVCFN, Editor do Blog
    www.sacomucho.blogspot.com