DIRETORIA DO PESSOAL MILITAR DA MARINHA

ORDEM DO DIA Nº 1/2015

 
Assunto:    Dia dos Inativos da Marinha
Com grande alegria e admiração, reverenciamos, no dia 10 de outubro, os Oficiais, Praças e Servidores Civis inativos da Marinha do Brasil. A data estabelecida em 2010 é um marco para prestarmos homenagem àqueles que, com dedicação e profissionalismo, conferiram expressiva parte de suas vidas, preocupações, sonhos e realizações, contribuindo para o engrandecimento da nossa Força.
Servir à Marinha transcende as relações de trabalho. Aproxima-se, de fato, de um sacerdócio. As inúmeras responsabilidades atribuídas à MB, as diversas atividades desenvolvidas, tanto no âmbito do Poder Naval, quanto no do Poder Marítimo, aliadas à herança histórica, formam a obra pictórica que é legada, geração a geração, e que deve ser cultuada, mantida e aperfeiçoada por seus componentes.
E é com essa obrigação que ingressamos na Marinha, quando passamos a devotar nossos esforços em conduzir com diligência nossa Força. Incorporamos, então, as rotinas diárias dos navios e das Organizações Militares em terra, participamos dos exercícios no mar e das manobras, desfrutamos do convívio com nossos pares e de experiências que passam a ilustrar a história individual de cada integrante da MB. Hoje, rendemos homenagens àqueles que vivenciaram esses momentos e que, com seu trabalho, guiaram a Marinha aos atuais patamares de desenvolvimento e excelência.
Os vínculos, obviamente, são indeléveis e por isso a Marinha, ciente da importância da continuidade do apoio aos militares e servidores civis na inatividade e aos seus familiares, tem mantido diversos programas médico-assistenciais conduzidos pela Diretoria de Saúde da Marinha e pela Diretoria de Assistência Social da Marinha, em todo território nacional, como o Projeto Reserva Ativa e o Projeto Maturidade Saudável.
No atendimento às demandas administrativas dos inativos, contamos com uma estrutura disponibilizada pela Diretoria de Pessoal Militar da Marinha, pelo Comando de Pessoal do Corpo de Fuzileiros Navais e pela Diretoria de Pessoal Civil da Marinha, que inclui o Serviço de Inativos e Pensionistas da Marinha e seus Postos de Atendimento, além da profícua atuação dos Comandos dos Distritos Navais, por meio das Organizações de Apoio e Contato.
Com o intuito de dar conhecimento ao nosso pessoal, especialmente aos inativos, das atividades em curso na MB, destaca-se a divulgação de assuntos de interesse por meio do periódico Noticiário de Bordo, do NoMar On Line, da TV Marinha na WEB e da Rádio Marinha, que está presente por radiodifusão em frequência modulada nas cidades de São Pedro da Aldeia, Corumbá, Natal e Manaus, além da Internet.
Por dever, a Marinha do Brasil busca, constantemente, ampliar o apoio à Família Naval e ao especial seguimento dela, os Inativos. O Distintivo Militar de Inativo e o Distintivo de Servidor Civil Inativo que hoje são entregues foram criados com o fito de valorizar os militares e servidores e simbolizam a consideração e o respeito da Marinha do Brasil pelos anos de serviço e amor à nossa Instituição.
Saúdo, portanto, os nossos Oficiais, Praças e Servidores Civis Inativos, pelos anos de trabalho abnegado, pelos exemplos deixados e pela crença inabalável nos valores e na nobre missão da Marinha do Brasil.

VICTOR CARDOSO GOMES

Vice-Almirante

Diretor