MARINHA DO BRASIL

DIRETORIA DE COMUNICAÇÕES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA

BOLETIM DE ORDENS E NOTÍCIAS

Nº 708 DE 08 DE OUTUBRO DE 2015

BONO ESPECIAL

GERAL

COMANDANTE DA MARINHA

BRASÍLIA, DF.

Em 08 de outubro de 2015.

Assunto:   Mensagem do Comandante da Marinha alusiva ao Dia dos Inativos da Marinha

 
A construção da identidade das Instituições tem forte influência do respeito às suas tradições, símbolos e crenças e pela forma como tais valores são transmitidos para os que nela labutam.
Nas Forças Armadas, em particular na Marinha, que foram forjadas e criadas dentro de um sentimento patriótico e com foco nos interesses nacionais, torna-se bastante nítida a importância do seu pessoal e o papel dos nossos antecessores em nutrir sólidos princípios e transmiti-los às gerações futuras como diferencial para o aperfeiçoamento institucional.
Essa simples, mas ao mesmo tempo fundamental forma de condução encontrou, em nossas fileiras, potente reverberação, levando-nos, desde 2010, a reverenciar, a cada dia 10 de outubro, o Dia do Inativo da Marinha, em homenagem aos homens e mulheres que nos legaram aquilo que somos hoje: uma Força respeitada, coesa e orgulhosa de sua contribuição ao País.
Após alguns anos de pujante crescimento econômico e melhoria dos indicadores sociais, cujos impactos na Marinha nos permitiram planejar e executar projetos estratégicos que indicam um futuro promissor, estamos sendo acometidos por uma crise financeira que requereu grande readequação nas diversas atividades. Ao se deparar com as restrições orçamentárias, além de contar com o competente assessoramento dos diversos segmentos da Força, foi reconfortante olhar ao redor e observar que entre nossos marinheiros da reserva – oficiais, praças e servidores civis aposentados – existia um cabedal de conhecimento e vivência em situações semelhantes e que os mesmos se encontravam, uma vez mais, ávidos por colaborar com a Marinha quando o mar se tornou encapelado.
Dessa forma e por dever de justiça, ao celebrarmos o Dia dos Inativos, expresso a confiança, o profundo respeito e a admiração dos marinheiros e fuzileiros do presente aos que ajudaram a construir nossa Marinha, apresentando os sinceros agradecimentos e a certeza que suas colaborações, opiniões e sensatos conselhos continuam sendo inspiradores e demonstrando o comprometimento de sempre.
Sejam muito felizes!
 
 
 

EDUARDO BACELLAR LEAL FERREIRA

Almirante-de-Esquadra

Comandante da Marinha

BONO Especial Nº 708/2015.
Visite a página da Marinha na Internet – www.marinha.mil.br onde poderão ser conhecidas as atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil.