Hoje, 23 de julho de 2017

AVCFN no Desfile Cívico em Belém

Desfile cívico-militar exalta amor à pátria na Avenida Presidente Vargas

Cerca de oito mil pessoas, segundo o Corpo de Bombeiros, foram até a Avenida Presidente Vargas, no centro de Belém, na manhã desta segunda-feira, 7 de setembro, para assistir ao desfile cívico-militar em celebração os 193 anos da Independência do Brasil.

Mais de três mil homens e mulheres, distribuídos em 15 tropas federais, estaduais e municipais e

agremiações civis , desfilaram para o público e para as autoridades que estavam nos palanques montados na Praça da República, entre elas o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen, representando o governador Simão Jatene. “Reforçar o sentimento de patriotismo na população”.

Essa foi a mensagem deixada pelo secretário. “Nada melhor do que a data de 7 de Setembro para

procurar reunir nossos esforços e dar as mãos em homenagem à Pátria, que está acima de todos”,

afirmou Jeannot.

Os primeiros a desfilar foram cerca de 60 militares das associações de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais e dos Militares da Reserva da Marinha. As entidades, criadas na década de 1970, têm como propósito a união voluntária de militares da reserva ou reformados da Marinha do Brasil. Em cada ano, uma das três forças armadas se encarrega do desfile. Este ano, a organização ficou a cargo da Marinha, com o apoio do Governo do Estado, que organizou todo o aparato de segurança do desfile.

O contingente de desfile da Marinha reuniu cerca de 400 militares, além de quatro meios da força: uma lancha de ação rápida, uma escolar e uma de assistência social, além de uma embarcação de transporte de tropas. O Exército Brasileiro participou com 1,5 mil militares e 17 viaturas. A Força Aérea Brasileira foi representada por cerca de 1,1 mil militares, homens e mulheres e mais 120 alunos do ensino médio da Escola Tenente Rêgo Barros.

Orgulho Após o desfile das Forças armadas, o vice-almirante da Marinha do Brasil, Alípio Jorge, disse que esse é um momento de que os brasileiros devem se orgulhar. “Para nós que participamos do desfile foi um grande orgulho, um grande sentimento de dividir com a população e de manter acesa a chamar de amor pelas instituições, não somente das Forças Armadas, frisou. “Parabéns à população de Belém, que veio comemorar com a gente. Com certeza muitos filhos e netos estiveram aqui desfilando, e isso é muito bom para a gente”, reforçou.

A Polícia Civil levou ao desfile viaturas usadas em atividades diárias de Polícia Judiciária. A Polícia militar mostrou ao público os diversos tipos de policiamento executados na defesa e na proteção do cidadão, além da apresentação dos uniformes, equipamentos, armamentos e viaturas usados nas ações policiais.

Para o coronel Roberto Campos, comandante geral da Polícia Militar no Pará, é importante destacar os investimentos que estão sendo feitos na PM e mostrar isso à população. “São sete aeronaves, cinco bases, três aviões e viaturas novas. Compramos recentemente 182 fuzis 556. Tudo isso é para melhorar a segurança da população e do nosso policial militar”. Roberto Campos também destacou o trabalho da PM no Pará, que no próximo dia 25 de setembro comemora 127 anos de serviços dedicados à população paraense.

O público presente se concentrou nas intermediações da Avenida Presidente Vargas. A autônoma

Monique do Socorro Ferreira, 28, assistiu ao desfile pela primeira vez por um motivo especial: o filho Eduardo, de apenas 10 anos, desfilou no pelotão do Projeto Escola da Vida (PEV), do Corpo de Bombeiros. “Estou muito orgulhosa, adorei, é um bom exemplo. Quem sabe no futuro o meu filho seja um grande bombeiro”, disse.

Muitas crianças e idosos fizeram parte do público que assistiu atento às apresentações do desfile. A aposenta Luzia Sousa, 63, levou os filhos e os netos e disse que não perde nenhum desfile de 7 de Setembro. “Gosto muito. Tenho um netinho que gosta, a família toda gosta. Venho todos os anos, é tudo muito lindo”.

Comentários fechado.

Publicações


Outros Links

Regionais


Secretaria da AVCFN

Telefones para contato:
(21) 2233-3162
(21) 2126-5107
(21) 2253-1170
(21) 99076-6701
(21) 99076-6585

Email:
gerente@avcfn.com.br

Fale conosco da AVCFN

faleconosco@avcfn.com.br

Pesquisar