Como sempre, Veteranos da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais – AVCFN participam de operações militares, entre outros eventos, desta vez foi mais ousada ao privilegiar Associados em participar do 8voo de apoio à Operação Antártica XXXIII, do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), de 18 a 24 de maio de 2015. A comitiva da AVCFN composta pelos Veteranos Pimentel, Lucena, Dagoberto, Manoel, Alves e Barcellos, juntamente com convidados da Marinha, Exército e Aeronáutica, a tripulação da Aeronave (C-130) e a equipe de coordenação, chefiada pelo CMG (RM1-T) Flávio, tendo como mais antigo na aeronave o General Okamura, partiu da Base Aérea do Galeão às 9h do dia 18MAI com destino a cidade de Pelotas RS, aonde chegamos por volta de 11h50min. Lá recebemos uma “ANDAINA” (vestimentas antárticas) e pernoitamos no Hotel “JACQUES GEORGES”. No dia seguinte 19MAI, partimos do Aeroporto de Pelotas/RS com destino a cidade de Punta Arenas no Chile, aonde chegamos por volta das 14h30min, lá ficamos hospedados no Hotel Cabo de Hornos, frente à famosa Praça do Índio no centro da cidade, por 4 dias (diz a lenda que, quem beija o dedo do pé do Índio, volta à cidade, como gostei muito, fiz a minha parte!). No dia 24MAI retornamos ao RJ pelo mesmo itinerário, chegando a cidade maravilhosa por volta das 21h30min.

   A cidade de Punta Arenas é ponto de partida não só para a Terra do Fogo, Puerto Natales e o famoso Parque Torres Del Paine, mas, também, para o turismo em toda extensão do Estreito de Magalhães, zona de grande beleza cuja costa é pontilhada por restos de centenários naufrágios, sede de estâncias, pequenos portos pesqueiros e alguns resquícios dos primeiros povoadores europeus da região.

   Infelizmente o mau tempo não permitiu que a aeronave pousasse na Antártica, como era o nosso destino final, mas, com certeza, não só eu, como os demais componentes da comitiva ficaram por demais satisfeitos com a missão, sem sombra de dúvidas, foi uma experiência jamais vivida.

Por Lucio Lucena, Diretor de Comunicação.