SESSÃO SOLENE EM 4MAR2015

207º ANIVERSÁRIO DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO ALMIRANTE HEITOR LOPES DE SOUZA

Em 4MAR foi realizada, no Comando da Tropa de Reforço, Sessão Solene da AVCFN alusiva ao 207º Aniversário do CFN e ao Centenário de Nascimento do VAlte(FN) Heitor Lopes de Souza, com a presença dos ex-Comandantes-Gerais do CFN, AlteEsqd(FN) Valdir Bastos Ponte, que presidiu o evento, e AlteEsqd(FN) Marcelo Gaya Cardoso Tosta. Presentes também Almirantes da ativa e da Reserva, Comandantes de Unidades do CFN, uma representação de Aspirantes FN da Escola Naval e expressiva participação de Veteranos. A família do Alte Heitor foi representada por comitiva chefiada pelo Dr. Luiz Felipe de Sousa, filho mais velho do saudoso Alte.

Após o protocolo de abertura de Sessões Solenes, o Presidente Nacional usou a palavra para cumprimentar os Fuzileiros de Hoje pela condução do nosso CFN, destacando realizações mais recentes, como a participação em Forças de Paz no Haiti e no Líbano, na Força de Pacificação da Maré, no RJ, na Copa do Mundo FIFA 2014 e em diversos exercícios, como o de Formosa, GO.

Citou, ainda, a atuação do Setor Comando-Geral do CFN, nas áreas de recursos humanos, material e doutrina, como a formação recorde de pessoal, oficiais e praças; retorno do Centro de Instrução e Adestramento de Brasília na formação de SD-FN; cursos na especialidade de blindados; melhorias na gestão do pessoal; recebimento do Sistema Astros de Lançadores Múltiplos de Foguetes; contrato para obtenção de mais 23 CLAnf;  desenvolvimento de nova passadeira pelo Centro Tecnológico do CFN em parceria com empresa privada; consolidação do conceito de Projeção Anfíbia, nova modalidade das Operações Anfíbias; Seminário sobre Operações de Paz e Ações Humanitárias do Conselho de Defesa Sulamericano, com a participação de dez países da UNASUL; elaboração das Normas de Funcionamento do Sistema de Gestão do Conhecimento de Fuzileiros Navais; consolidação do apoio ao adestramento da FFE por meio do Grupo de Observação e Assessoria Doutrinaria; atuação como Coordenador do Projeto Olímpico da Marinha, com expressivos resultados, haja vista o Prêmio Brasil Olímpico de 2014 para duas Sargentos, atletas de Vela; criação do Grupamento de Fuzileiros Navais de São Paulo e do Centro de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha, no Rio de Janeiro, subordinado ao CGCFN.

Após um rápido retrospecto sobre o histórico recente do CFN, a partir de 1932, quando o Regimento Naval foi transformado em CFN, com a criação do Quadro de Oficiais FN – até então só havia Praças FN – foi apresentado um resumo da carreira do Alte Heitor, com suas particularidades: integrou a primeira turma de Aspirantes FN da Escola Naval, em 1937-38, vivendo, portanto a transferência da EN da Ilha das Enxadas para a Ilha de Villegaignon; liderou o CFN no Movimento Revolucionário de 1964; conduziu o CFN, como seu Comandante-Geral, entre 1964 e 1971, período de grandes realizações, como a mudança do CGCFN da Rua do acre para a Fortaleza de São José, criação de várias Unidades, construção e reforma de instalações, modernização do material intensificação no adestramento, destacando-se as primeiras Operações Dragão e as Operações Veritas, no Caribe, criação de cursos e, em especial, a participação na “Força Interamericana de Paz” (FAIBRÁS), na República Dominicana, de 24 de maio de 1965 a 30 de setembro de 1966.

Para registrar a homenagem, foi entregue um aplaca, alusiva à efeméride, ao Dr. Luiz Felipe que relembrou fatos marcantes do seu pai. O Alte Ponte, que presidiu a Sessão Solene, também comentou atitudes do Alte Heitor, que muito influenciaram positivamente os Fuzileiros Navais.

Cumpridos os procedimentos para encerramento – canto da canção Na Vanguarda e hurras ao Brasil, à MAB, ao CFN e à AVCFN, todos se reuniram em agradável confraternização na Praça d’Armas da Base de Fuzileiros Navais da Ilha das Flores.

No sítio da AVCFN na internet estão o texto da alocução e a biografia do Alte Heitor.

Postado Por Lucio Lucena Diretor de Comunicação da AVCFN e Editor do Blog:

www.sacomucho.blogspot.com