Emblema da AVCFN

   Prezados Veteranos,

   O jornal O Veterano é o único canal de comunicação que alcança todos os integrantes da AVCFN, visto que nem todos Associados têm acesso à página da AVCFN na internet ou às redes sociais. Por outro lado, como o jornal é distribuído para as OM da Marinha e outras instituições, alguns assuntos eu prefiro abordar em encartes como este, distribuído apenas aos Associados.

   O primeiro tema é a Semana do Veterano, este ano constituída pela Sessão Solene, no CIASC, apresentação da Banda Sinfônica com participação de Veteranos, e visitas ao Museu do CFN e ao Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores, além do 40º Encontro de Veteranos do CFN, organizado pelo CGCFN. A maioria dos comentários que chegaram ao meu conhecimento e da DAdm foi positiva. Sugestões foram apresentadas visando o aprimoramento de todos estes eventos, as quais serão levadas em conta no planejamento para 2015. Vou destacar apenas um ponto, motivo de debate na reunião da DAdm em 29MAI, referente aos convidados de Veteranos para o “Encontrão”. Lembro a todos que o Encontrão é organizado pelo CGCFN, cabendo à AVCFN apenas a distribuição dos convites e que a finalidade do evento é reunir Veteranos. O convite é normalmente extensivo aos familiares próximos (cônjuge e filhos), totalizando três pessoas. É claro que, tendo uma família maior, mediante solicitação do Veterano, mais convites podem ser fornecidos. Todavia, verificou-se que estavam presentes pessoas que não eram dependentes de Veteranos, algumas delas, segundo relatos de Veteranos, com comportamento impróprio. Em alguns casos especiais, visando divulgar o CFN e a AVCFN, podem ser convidadas outras pessoas, desde que previamente identificadas e autorizadas. Assim, a seguinte sugestão será levada ao CGCFN, para o próximo ano: convites para o Veterano e dois familiares (cônjuge e/ou filhos); se necessário, mais convites para familiares; outras pessoas, somente mediante proposta apresentada com antecedência, sujeita à aprovação do CGCFN. Para melhor controle, vamos sugerir também que os convites sejam nominais.

   O segundo tema é a Festa Beneficente Pai Veterano, em 30AGO, na Casa do Marinheiro. Nas reuniões da DAdm dos meses de janeiro, fevereiro e março, foi debatida a questão de custos para os Associados, dependentes e convidados. Ficou estabelecido que, nas Festas Beneficentes Pai Veterano e de Final de Ano, o Associado continuaria com a gratuidade do convite, mas pagaria uma taxa simbólica de R$ 10,00. No verso deste encarte estão os valores para os dependentes e convidados.

   O terceiro tema é o desfile no Dia da Independência. No ano passado tivemos um efetivo menor, por conta da possibilidade de manifestações – algumas SR nem desfilaram, visto que, por questões de segurança, o respectivo DN reduziu os efetivos dos grupamentos de desfile. Vamos ver como será este ano. O importante é que estejamos prontos para participar. Aqui no Rio de Janeiro, certamente estaremos presentes e, logo após, os que participarem do desfile se reunirão na Sede Nacional, para uma confraternização. Solicito aos Veteranos que pretendem participar que registrem seu nome na Secretaria da Associação.

   Comentários ou sugestões sobre estes e outros temas serão sempre bem recebidos e podem ser enviados para o endereço secretaria@avcfn.com.br.

   ADSUMUS!

José Henrique Salvi Elkfury,

CAlte(FN), Presidente Nacional

DOAÇÃO PARA FN ACIDENTADO

A AVCFN está apoiando iniciativa do Comando da FFE para coletar doações fim apoiar um CB-FN que, vítima de acidente, ficou paraplégico. As contribuições, de qualquer valor, poderão ser depositadas na conta de poupança da Caixa Econômica Federal, Agência 4144, conta nº 252-2.