A Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, criada em 4 de maio de 1972, celebrou seu 42º Aniversário com vários eventos. O principal, realizado em 16MAI, no CIASC, foi uma Sessão Solene, presidida pelo Comandante-Geral do CFN, AlteEsqd (FN) Fernando Antonio, Presidente de Honra da AVCFN, quando foram homenageadas instituições e personalidades que se destacaram pelo apoio às atividades da Associação.

Foram agraciados com a Medalha Mérito AVCFN a Divisão Anfíbia; a Tropa de Reforço; o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo; o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes; o Sanatório Naval de Nova Friburgo; o Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande; e a Brigada Paranaense de Viaturas Militares Antigas (BPVMA). Receberam o Título de Associado Benemérito o VAlte Kuster, Comandante do 1º DN; o VAlte (Md) Paulo César, Diretor de Saúde da Marinha; e o Sr. Sandro Dorival Marques Pires, da SOAMAR de Porto Alegre. O Título de Amigo do Veterano foi outorgado à EAMPE, representada pelo seu Comandante, CF Campbell e ao CF(T) Ferraz e à CT(T) Elenice, ambos do SASM. Também foram homenageados militares que, por meio da Música, prestaram relevante contribuição à cultura e às tradições navais.

Após a Sessão Solene, foi realizada uma apresentação da Banda Sinfônica, composta por atuais integrantes, por 28 Veteranos e por dez alunos do CIASC, ou seja, por Fuzileiros Músicos de ontem, de hoje e do amanhã, bem caracterizando os Fuzileiros de Sempre.

Houve, ainda, visitas ao Museu do CFN, em 15MAI, e, em 18MAI, ao Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores. No dia 17MAI cerca de 3.200 Veteranos e convidados participaram do 40º Encontro de Veteranos do CFN, organizado pelo CGCFN.