Exmo Sr. C. Almirante.FN- Jose Henrique Salvi Elkfury, –  Presidente Nacional da AVCFN.

    Venho comunicar e relatar sobre o 3º Acampamento de Veteranos das Forças Armadas do Brasil, que foi realizado nas margens da represa da CESP-SP,  na usina da CESP- na cidade  de Paraibuna, SP – no período de 13 a 16 de março de 2014.

   Iniciamos  a preparação do acampamento, e contamos com o total apoio da 12º Brigada Aeromovel Leve – comandada pelo  Exmo-General Brigada – George Felippe Abrahão e do 6º BIL de caçapava, que nos ajudou  com a montagem das barracas de campanha ” Alojamento”  Rancho e toldos,  e Viatura AMBULANCIA, toda equipada e uma Sargento Enfermeira, que permaneceu durante todo o tempo 24 horas de stand bay, o 1º Ten – Oficial de RP- Caio- do 6º BIL- ( Batalhão de Infantaria Leve ) que esteve alojado conosco, e mais um corneteiro e quatro motoristas, um veiculo Marrúa e um caminhão de apoio, e  tambem  do 22º Batalhão logístico de Barueri,SP- com um caminhão com tanque reboque, que levou uma unidade de banho  de campanha para seis homens por vez, para o nosso acampamento, tambem foi utilizado um onibus do Exército para o transporte dos alunos  e professores da rede publica da  cidade de Caçapava, SP -com cerca de trinta e cinco alunos, e a escola estadual  Major Aviador. Jose Mariotto Ferreira  com 90 alunos, sediada no DCTA – Centro Tecnico Aéroespacial de São Jose dos Campos, SP onde tiveram durante todo o dia várias atividades, entre elas, café da manhã, hasteamento do pavilhão nacional, demonstração de cães de guerra do Batalhão BIFA 64 ( Batalhão de Infantaria da Força Aérea), palestras sobre a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, e sobre a Força Aérea Brasileira, com oficiais das três Forças, após o rancho ” uma ” Suculenta macarronada Bolonhesa regada a  muita jacuba, continuou os debates   sobre cidadania, como ingressar nas Forças Armadas e programa anti-drogas. Os alunos participaram também de soltura de peixes, para o repovoamento da represa,   soltura de aves que esta em perigo de extinção, ” JACU, JACUTINGA, XORORÒ,  plantio de arvores,  brincadeiras e competições entre os alunos, e cabo de Guerra Alunos X Veteranos,  Alunos X Soldados da Ativa e Veteranos, houve muita integração entre os alunos e os experientes soldados Veteranos, com bate papo sobre a vida na caserna, as atividades desenvolvidas, os deveres e obrigações, a vida a bordo de nossos navios, a rotina em um quartel, enfim transmitimos o que vivemos na atividade.

   O acampamento teve a presença de diversas autoridades militares, como a do Exmo. General Abrahão, comandante da 12º Brigada Aeromovel Leve –  de Caçapava, SP – e do seu assistente  Major Renato, do delegado da Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião, Capitão de Fragata- Marcelo Sá,com uma brilhante apresentação sobre a nossa marinha do Brasil-  da secretária da SOAMAR de São Sebastião, do Grupo escoteiros do Mar de Ilha Bela, SP-  da  Sub-Comandante da Academia de Polícia Militar do Barro Branco -Ten. Coronel- PMSP– Rosa Suzuki, que  esteve acompanhada do seu marido o 1º Ten. FN-RM2 – Hélio Rubens Aralhe, do Exmo. Brigadeiro Médico – Luiz Claudio Lutiis Silveira Martins, do DCTA- de São José dos Campos, -da Tenente Coronel- Francisca, Veterana do quadro da saúde da Aeronáutica, que  permaneceu acampada durante todo o período do acampamento.

Durante os demais dias em que o acampamento esteve montado, houve muita confraternização e união entre os veteranos das três forças.

No último dia do acampamento houve um churrasco de despedida e entrega dos alimentos não utilizados a uma instituição de caridade ( Asilo Vicentino da cidade de Paraibuna) onde esteve presente vários veteranos das três forças que foram bem recebidos pelos representantes daquela instituição de caridade.

As autoridades que nos prestigiaram e aos  Veteranos que participaram, com seus uniformes camuflados, alguns  a muito tempo sem usa-los, recebam nosso carinho e  respeito.

Logo após o almoço – foi feito o ultimo cerimonial a Bandeira, (Arriamento )  e após demos os tradicionais Hurras

AO BRASIL…

A MARINHA DO BRASIL.

AO EXÉRCITO BRASILEIRO.

A FORÇA AÉREA BRASIELIRA.

AO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS.

AOS VETERANOS DAS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS…

Assim foi encerrado o 3º acampamento de veteranos das Forças Armadas

Durante todo o período do acampamento não houve nenhuma ocorrência a ser registrada, tudo transcorreu dentro das normas e disciplina em que é exigido para um acampamento de veteranos das Forças Armadas.

A todos os nossos parceiros,  nesta empreitada e companheirismo, respeito, amizade, e acima de tudo de Brasilidade.

12º BRIGADA Aéromovel leve

CELLIER, Alimentos do Brasil Ltda.

CMS. Comando Militar do Sudeste.

DCTA- departamento de Ciencia e Tecnologia aéroespacial.

GIA – DCTA.

S.RP-COMANDO DO 8º DISTRITO NAVAL-

CESP- Usina Paraibuna.

Serviço de Relações Publicas do CGCFN.

Que nosso bom Pai do Céu, continue a nos guiar pelos caminhos da solidariedade e fraternidade.

ADSUMUS...

EDUARDO D. MARQUINI

AVCFN.SR-SP

PRESIDENTE