Participação da SR-SP  na formação dos Guardas Marinhas – Turma l de 2014
Em ARAMAR – SP
A convite do Comandante do 8º Distrito Naval – Vice Almirante. Liseo Zampronio,  a AVCFN. SR-SP – foi convidada a participar do período inicial de instrução do curso de formação dos Guardas Marinha – Turma 01 de 2014 – no período de 17 a 21 de fevereiro na instrução de Ordem unida e Armamento – que foi realizado em Aramar- na cidade de Iperó, SP
No dia 17 de fevereiro, os 82 alunos chegaram ao 8ºDN- as 6h30- as 8h00. com todos os alunos  reunidos no auditório – o V.Alt. Liseo Zampronio,  deu as boas vindas a todos com uma palestra e apresentação do CMG- Piccirilo, chefe do SRD, dos Instrutores do DN-  quando também apresentou os Veteranos Fuzileiros Navais – e pediu que o Presidente da AVCFN.SR-SP –Veterano Eduardo Marquini, apresentasse os demais colaboradores – Vice Presidente da SR-SP. Marcos Bastos, Diretor Social da AVCFN- Nacional Rio- Luiz Carlos Costa, o fotógrafo da AVCFN-Nacional Rio, Francisco Alves, que realizou todo o acervo fotográfico deste período inicial de instruções, logo após os alunos embarcaram no ônibus que os levariam para ARAMAR onde teria inicio as instruções, durante o trajeto de  pouco mais de 2 horas, o Presidente da SR-SP. Eduardo Marquini, e o Diretor Social Luiz Carlos Costa,  pediu que os alunos começassem a cantar o Hino da marinha do Brasil, “Cisne Branco “ ao que todos atenderam, quando muitos com seus celulares procuravam na internet, a letra do “Cisne Branco”  fomos treinando  de São Paulo, a Iperó, quando desembarcamos no Batalhão NBQR- de Aramar, Comandado pelo CF.FN- Barbosa, todos já estavam muito afinados, detalhe este “batalhão é a mais novo Batalhão do Corpo de Fuzileiros Navais” e nos juntamos ao outro ônibus que trazia mais 40 alunos, onde estava o chefe do SRD- ( Serviço de recrutamento distrital) CMG. Piccirilo, a 1º ten. Débora, e os instrutores do 8º DN- e os Veteranos Bastos e Alves,  
Dali em diante iniciava a mudança da vida civil para a vida militar que muitos aguardavam com uma certa ansiedade, pois tudo ali era novidade, foi um choque para muitos, pois esse inicio era uma mudança de hábitos, responsabilidades, posturas e conhecimentos.
São jovens com formação em diversas profissões,  “ Engenheiros, farmacêuticos, Médicos, que escolheram a Marinha do Brasil, para exercer suas profissões.
No dia 18 de fevereiro os alunos já com algum conhecimento em ordem unida, formaram para a sua primeira formatura para o cerimonial a Bandeira as 8h da manhã, e tiveram a honra em receber o Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra FN- Fernando Antônio, que após o cerimonial  se dirigiu aos alunos, e deu as boas vindas, saudou a todos, falou das responsabilidades que cada um teria dali pra frente, e estava feliz por estar ali na frente de jovens que dariam a sua contribuição ao Brasil, e a  Marinha do Brasil- logo após o Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, veio cumprimentar os Veteranos FN- e  elogiou os veteranos por estarem ali, realizando um belo trabalho.
Ao final do dia 18, os alunos já estavam realizando uma ordem unida perfeita.
No dia 19 – o cerimonial a Bandeira foi realizado com o Veterano FN- Marquini ao Apito de Marinheiro, quando os alunos tiveram seu primeiro cerimonial ao toque de apito.
Dia 20- a instrução foi muito puxada, com todos se perguntando se aguentaria mais aquele dia, pois muitos ainda se perguntavam como estavam conseguindo realizar aqueles exercícios, pois ali estavam muitos que não praticavam nenhum tipo de esporte.
No dia 21- os alunos já estavam com saudades daqueles dias, que jamais esquecerão, pois ali iniciou se uma nova vida, a vida de Marinheiros do BRASIL
Ao V. Alt. Liseo Zampronio, Comandante do 8º Distrito Naval,  os nossos cumprimentos por mais esta oportunidade de estar participando destas atividades que muito nos honrou num passado recente  e muito nos honra, em participar na formação militar destes cidadãos, que estarão contribuindo para o crescimento do Brasil e da  Marinha do Brasil.
ADSUMUS…       
        
Eduardo D. Marquini
AVCFN-SR-SP
PRESIDENTE