REINAUGURAÇÃO DA PRAÇA DA FEB EM SP

 

A SR São Paulo foi convidada para, em 12NOV, participar da reinauguração da praça Heróis da FE, que vem a ser o monumento aos mortos da Segunda Guerra Mundial na cidade de São Paulo. Eesta praça, localizada no bairro de Santana, um dos primeiros monumentos aos Expedicionários da FEB em São Paulo, teve a construção determinada por lei municipal em 6 de setembro de 1952. Findo o desfile de 7 de setembro daquele ano, os expedicionários dirigiram-se ao local onde futuramente seria sua construção, a Praça dos Expedicionários, localizada entre a Avenida Paulista e a rua Minas Gerais, e inauguraram simbolicamente o local. Era presidente da Associação dos Ex Combatentes o DR. Joel Junqueira, sendo Prefeito da cidade o Sr. Armando de Arruda Pereira, e o projeto foi do Governador Lucas Nogueira Garcez.

As obras foram iniciadas em meados de janeiro de 1954 e no dia 8 de maio daquele ano a praça e o monumento foram inaugurados com grande solenidade. Na placa de metal podia-se ler o seguinte: “São Paulo Agradecido reverencia seus Heróis, o sangue generoso de seus filhos mais uma vez se ofereceu á Pátria, lutar e morrer por ela, foi o lema dos expedicionários”

Em consequência dos projetos de urbanização do complexo da Av. Paulista, o monumento foi transferido para a Confluência da Rua Capitão Macedo com a Rua Sena Madureira, bairro da Vila Clementino, e sua pedra fundamental foi lançada em 12 de novembro de 1969. O monumento lá permaneceu até 1973, quando foi transferido para o bairro de Santana, sua atual localização, que foi inaugurado em 21 de fevereiro de 1981. A sugestão arquitetônica foi do ex Combatente Sr. Robespierre Baffini, e, em 06 de outubro de 1980, foi criada a praça com o nome “PRAÇA HERÓIS DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA”.

Neste mês, aos 70 anos da criação da Força Expedicionária Brasileira, é nossa obrigação como Brasileiros manter viva a lembrança dos que tombaram em combate, reverenciando a memória daqueles que foram lutar pela liberdade da humanidade ameaçada pelo totalitarismo nazi-fascista. Os heróis da FEB nos deram exemplos de patriotismo e desprendimento, exemplo cada dia mais valioso nos dias em que vivemos, e a reativação deste marco histórico tem o importante papel de ajudar a manter acesa a chama desse exemplo que temos de preservar.

A Marinha da Brasil está representada por um hélice do CT Marcilio Dias, a FAB por um hélice de um “Thanderbird” que participou da 2ªGM, e o Exército por um Canhão Anti Aéreo 40 BOFORS.

Ao final, o desfile do CPOR do EB, uma companhia de soldados da FAB e de “Veteranos Fuzileiros Navais”, representando a MARINHA DO BRASIL.