Aceitando o desafio lançado no início do ano, por ocasião da palestra realizada em 28JAN, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), pela Tenente Gabriela, para o Grupo de Caminhada e Corrida da AVCFN, sobre a importância da atividade física, em especial na terceira idade, a AVCFN contou com expressiva representação na Ultramaratona Rio 24h Fuzileiros Navais – foram três equipes na modalidade revezamento e, na modalidade individual, o CMG(RM1-FN) Claudio Roberto Gonzalez (109,7 km), Veterano da Marcha Rio-Brasília, em 2008.

A prova (detalhes no sítio www.corridadosfuzileirosnavais.com.br), realizada no CEFAN, nos dias 5 e 6OUT, compreendeu 24 horas de corrida e caminhada, muito suor, resistência ao frio – à noite a temperatura caiu para 14ºC – determinação e perseverança, comprovando que, além do preparo físico, é preciso um alto nível de controle da mente. A organização da prova, aos cuidados do CEFAN, foi impecável, destacando-se ainda a animação e empolgação dos participantes.

Os Veteranos mostraram a validade dos ensinamentos da Tenente Gabriela relativos à importância da atividade física para a saúde. Foi, ainda, mais um exemplo de que mesmo na Inatividade continuamos muito Ativos! Junto com os Veteranos, participou uma Equipe da Secretaria da Comissão de Promoções de Oficiais, que contribuiu com camisetas personalizadas para os atletas e apoios.

Na área de apoio, com barracas e camas de campanha, montada pelo Batalhão Humaitá, os atletas tinham oportunidade de recuperar as forças e, aos cuidados do 1ºSG-FN-IF Mohab Kennedy Moraes de Carvalho e do CB-FN-IF Frederico de Souza Leite, recolocar os músculos e as articulações no lugar.

Exemplo de espírito de corpo foi a Equipe de Apoio, formada pelos Associados Francisco Alves, José Edgar de Moraes, Nilson Martins da Silva, Raimundo Carlos Corrêa Alvarez e Zeir Pires.

Constituição das equipes e marcas alcançadas:

Combatentes Anfíbios, com 180 km: Aleksandro Silva de Oliveira, Silvio José Antunes Baptista, Carlos Alberto de Oliveira Silva e José Henrique Salvi Elkfury;

Fuzileiros Abençoados, com 177 km: José Doradino Suarez Corato, Jefferson Ricardo Sendra Cardoso, Manoel Amaro Neto e Eduardo de Souza Gomes;

Veteranos em Forma, com 169 km: José Antonio de Oliveira, José de Anchieta Lourenço Bezerra, Sebastião Martins Ribeiro e Juscelino Antonio Ramalho;

O vencedor masculino foi Elias Pereira Lacerda, com 214km, e, entre as mulheres, mai suma vez brilhou a Cabo Denise Paiva, do CEFAN, com 193km. Na modalidade revezamento, a Equipe do CEFAN foi a primeira colocada, com 297km, seguindo-se o CIAW (285km) e o Centro Tecnológico do CFN (Cresumar, 274km).