Nos dias 18 e 19SET a AVCFN realizou o Primeiro Seminário de Saúde “Veteranos Ativos”, congregando cerca de cinquenta militares da ativa e da reserva, civis e profissionais da saúde, tendo como propósito, em consonância com o Programa Maturidade Saudável da Diretoria de Assistência Social da Marinha, oferecer, aos Veteranos e seus dependentes, conhecimentos e orientações sobre saúde na terceira idade, para que estimulem sua autonomia e desempenhem papel social ativo no âmbito da Sociedade.

Para proferir as palestras foram convidados pesquisadores e profissionais especializados no assunto.  A AVCFN obteve apoio incondicional do HCM (Hospital Central da Marinha), pela presença da Médica Cardiologista, a CC (Md) Jamila Costa Ribeiro, e da Policlínica Naval Nossa Senhora da Glória (PNNSG) pelos seguintes profissionais de saúde: a Médica Geriatra CC (Md) Karla da Fonseca Lacerda, a Fonoaudióloga CC (S) Maria Raquel Pascoal Schumann, a Psicóloga CC (S) Gisele Honório Ribeiro e o Médico Urologista 1º Ten (Md) Filipe Oliveira Freitas Leal. O evento contou, ainda, com a importante participação do Médico Psiquiatra, Dr. Rogério Panizzutti, professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na chegada ao evento, após o credenciamento, todos foram convidados a tomar um café da manhã oferecido no próprio local do seminário.

Foi realizada uma cerimônia cívica para abertura do Seminário pelo Presidente da AVCFN.  Em seguida, houve a explanação pela Médica Geriatra Dra. Karla Fonseca, que elucidou a todos sobre o processo de envelhecimento, perfil epidemiológico da população brasileira e o da Marinha do Brasil. A Comandante Karla, Chefe do Centro de Atenção à Terceira Idade (CATI), da PNNSG, divulgou as possibilidades deste centro e apesentou o seu propósito: promover atenção qualificada ao usuário a partir de sessenta anos, por uma equipe interdisciplinar, com objetivo de prevenir agravos de saúde, contribuir para o envelhecimento saudável e melhorar a qualidade de vida.

A palestra seguinte foi sobre a “Saúde do coração na terceira idade”, proferida pela Médica Cardiologista, Dra. Jamila, do HCM. Ela apresentou o processo de envelhecimento no sistema cardiovascular e patologias mais frequentes atinentes a este sistema, como hipertensão arterial sistêmica, acidente vascular encefálico e entre outras doenças e fez o público refletir sobre o consumo de álcool, tabaco e estilo de vida.

A última palestra do primeiro dia foi realizada pelo Médico Urologista, Dr. Filipe, da PNNSG, que elucidou assunto pouco abordado mas de grande importância para a qualidade de vida – “Disfunção sexual na terceira idade”.  O Tenente definiu o termo, apresentou inúmeras modalidades de tratamento e esclareceu verdades e mitos.

Antes do término das atividades, os três palestrantes retornaram à mesa central do evento, para os debates, abrilhantado pelos participantes por meio de perguntas aos palestrantes.  Em seguida, todos os envolvidos foram convidados a almoçar nas dependências da Fortaleza São José (FSJ).

No segundo dia era nítido o entusiasmo de todos os participantes e palestrantes para as próximas atividades, dedicadas a um tema de grande relevância para a população – a memória.

O Médico Psiquiatra, Dr. Rogério Panizzutti, abordou este assunto por meio da apresentação de resultados de pesquisas recentes sobre o treinamento do cérebro mediante o uso de jogos computadorizados. Foi evidenciado que o cérebro, mesmo em idade avançada, pode realizar exercícios para o treinamento da memória, pois responde de forma positiva e progressiva aos estímulos oferecidos. Concluiu sua apresentação de forma interativa com o público, solicitando que os participantes acompanhassem exercícios propostos. Todos ficaram encantados com a participação, até mesmo as pessoas mais jovens presentes observaram a importância de realizar exercícios de treinamento para a memória.

A segunda palestra do dia foi feita pelas profissionais de saúde Fonoaudióloga e Psicóloga, Dras. Maria Raquel e Gisele Honório, respectivamente, atuantes no CATI da PNNSG com o grupo de memória. As palestrantes fizeram com que todos vivenciassem uma oficina de memória. Foi surpreendente os exercícios com interação motora, visual, auditiva, entre outras. Todos puderam conhecer a forma de acesso ao CATI e a disponibilidade do atendimento pelos usuários do Sistema de Saúde da Marinha.

No final da manhã, houve o debate entre o público e os palestrantes, oportunidade em que os participantes tiraram suas dúvidas.

Na sequencia, houve o encerramento do seminário pelo CAlte (FN) Elkfury, que agradeceu a presença dos Associados, dependentes e convidados, dos palestrantes e o apoio das organizações militares: HCM, PNNSG e BtlNav (Imagem 6).  Para concluir o Presidente fez o seguinte desafio aos presentes; “Organizar um grupo de memória na AVCFN”.

Após o encerramento, todos confraternizaram no almoço na FSJ.

Um dos participantes, que não se identificou, relatou a importância do evento e como foi bom tirar suas dúvidas de saúde e conhecer melhor a forma de acesso aos serviços de saúde da Marinha do Brasil e interagir com outras pessoas trocando experiências por meio da AVCFN.  ADSUMUS!  BRAVO ZULU a todos os participantes!

GRUPO “MEMÓRIA ATIVA”

Devido ao interesse despertado nos participantes do Seminário de Saúde Veteranos ativos, a AVCFN organizará, para seus Associados e cônjuges, o grupo de interesse Memória Ativa, a ser realizado na Sede Nacional, em dias e horários que sejam mais favoráveis aos participantes. As inscrições podem ser feitas na Secretaria da AVCFN.