Em cerimônia presidida pelo Comandante-Geral do CFN, AlteEsq (FN) Fernando Antonio, foi inaugurada, em 29AGO, a Pista de Liderança Sargento Lucas, no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, (CIASC) com a presença de Oficiais e Praças, da Srª Graça e da Srtª Natália, respectivamente viúva e filha do saudoso Veterano Lucas, além de outros familiares e amigos. Após a cerimônia os presentes assistiram demonstração dos eventos que compõem a Pista.

A Pista de Liderança, conforme consta da Ordem de Serviço do Comandante do CIASC, CAlte (FN) Nélio, “pretende ser uma “ferramenta” que irá contribuir para o desenvolvimento da capacidade de liderança de Oficiais e Praças da Marinha do Brasil, preparando nossos militares para exercê-la a todo o momento”.

A homenagem ao Veterano Lucas, nas palavras do Alte Nélio, “constitui forma de, ao mesmo tempo em que evidencia a importância da liderança, representa justa homenagem ao combatente que marcou sua vida com exemplos de camaradagem, atenção ao próximo, amor pelo CFN e retidão, sendo inúmeras e reconhecidas as demonstrações de espírito de corpo com a contribuição e apoio a diversas de nossas Unidades. O Sargento Lucas é um exemplo de Honra, Competência, Determinação e Profissionalismo, os mesmos valores que cultuamos na nossa instituição”.

A Pista de Liderança teve como idealizador o CMG (RM1-FN) Sérgio Marques Soares, que foi Instrutor de Liderança no CIASC, oportunidade em que pesquisou o assunto, muito contribuindo para a definição do modelo da Pista.