CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA
Alerta à Família Naval – Alertamos, à Família Naval, que militares e servidores civis da Marinha, da ativa e na inatividade, seus dependentes e pensionistas, estão sendo assediados por pessoas ou “instituições” oferecendo indenizações que, supostamente, seriam devidas pela União ou por sistemas de previdência públicos ou privados.
As pretensas dívidas da União referem-se, normalmente, às diferenças de reajustes, as quais, sabidamente, estão sendo efetivamente contestadas na justiça. Por sua vez, os pecúlios estão relacionados aos antigos sistemas de previdência que foram incorporados ou extintos.
Como condição para o recebimento de tais direitos, é imposto, aos possíveis beneficiários, o pagamento prévio, por meio de depósito bancário em favor das pessoas ou “instituições” ofertantes, de valores relativos às “custas do processo, despesas judiciais, honorários advocatícios, etc”. E essa é a fraude pois, após o depósito bancário ser efetuado, os estelionatários desaparecem e interrompem qualquer tipo de comunicação.
Ressalta-se que muitos desses contatos fraudulentos também estão sendo realizados através de correspondências, as quais, normalmente, apresentam diversos indícios que depõem contra a sua autenticidade, como erros grosseiros de português e o uso de logomarcas que não são associadas ao assunto em questão. Na busca por uma aparência oficial, alguns grupos utilizam as estruturas do Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI) por meio de Guias de Recolhimento da União (GRU).
Considera-se, ainda, pouco provável que um cidadão seja alcançado de maneira coletiva, obtendo ganho em qualquer tipo de causa que tenha sido originada de maneira individual, ou por meio de grupos específicos, sem que ele tenha tomado parte da petição inicial. Destaca-se, também, que quaisquer direitos adquiridos por militares ou servidores civis da Marinha seriam divulgados pelos canais de comunicação institucionais, bem como pela mídia em geral (jornais, TV e sítios de Internet).
Como sugestão de procedimento, é bom ter em mente que a principal medida de proteção é a PREVENÇÃO, não devendo ser realizado nenhum tipo de depósito, nem informado qualquer dado pessoal ou de conta bancária, que possibilitem a execução de um potencial golpe financeiro.
Solicita-se à Família Naval que, no caso de recebimento de propostas similares às mencionadas, seja obtido o maior número possível de informações do proponente (nome, telefone, endereço e CNPJ), bem como cópia das correspondências recebidas e seja registrado o caso na sua OM ou no Serviço de Inativos e Pensionistas da Marinha.
PESSOAL – “O nosso maior patrimônio”
 
 
BONO Especial Nº588/2013.
Visite a página da Marinha na Internet – (www.mar.mil.br) onde poderão ser conhecidas as atividades desenvolvidas pela Marinha do Brasil.