Celebração da Data Magna da Marinha do Brasil – Batalha Naval do Riachuelo


Autoridades na cerimônia alusiva à Data Magna da Marinha,
no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília

No dia 11 de junho, a Marinha do Brasil comemorou o148º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha. A data se refere ao episódio decisivo da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870), o maior conflito militar na América do Sul.

Em Brasília, a solenidade em comemoração aos 148 anos da Batalha Naval do Riachuelo, foi presidida pelo Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim, e contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, bem como de autoridades civis e militares.

Durante a solenidade, realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, militares e civis foram condecorados com a Medalha da Ordem do Mérito Naval, que tem como finalidade agraciar militares da Marinha que se destacaram no exercício de sua profissão e, excepcionalmente, corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, assim como personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que houverem prestado relevantes serviços à Marinha.

Na ocasião, foi lida a Ordem do Dia da Presidenta da República, Dilma Rousseff, bem como a do Comandante da Marinha. A Presidenta destacou a importância em se comemorar a vitória brasileira, em Riachuelo. “Há 148 anos, brasileiros valorosos, como o Almirante Barroso, o Guarda-Marinha Greenhalgh e o Marinheiro Marcílio Dias, escreveram, nesta data, uma página importante na história de nossa Pátria. Desde então, reverenciamos, em 11 de junho, a dedicação e o profissionalismo com que os homens e mulheres da Marinha, militares e civis, cumprem seus deveres em defesa da Nação.”

O Comandante da Marinha enfatizou a data relembrando os feitos realizados pela Força. “Ao comemorarmos os 148 anos da Batalha Naval do Riachuelo, exorto-os a manter o ‘Fogo Sagrado’ e a renovar o compromisso de dedicação ao serviço, somando esforços no sentido de alcançarmos a Marinha, que a nação necessita e que tanto desejamos, como uma forma de honrar a memória desse Herói Nacional, o Almirante Barroso, e daqueles que sacrificaram suas vidas na defesa da Pátria.”


Cerimônia em alusão à Data Magna da Marinha

 Nomar Online