O futuro não é o lugar para onde estamos indo.

É o lugar que estamos construindo e que dependerá daquilo que fizermos no presente.

Tom Coelho.

 

Na véspera de completar seus quarenta anos, a AVCFN deu importante passo para construir seu amanhã: a realização, em 3 de maio, de Seminário com a finalidade avaliar os primeiros quarenta anos e traçar o rumo para o futuro. A avaliação do Itinerário seguido desde 4 de maio de 1972 foi realizada por meio de apresentação feita pelo Presidente Nacional e mostrou o belo legado dos que nos antecederam, o que aumenta a nossa responsabilidade em manter a AVCFN no elevado patamar já alcançado em termos de organização e amplitude de atividades.

Para traçar o rumo futuro, cerca de cinquenta Veteranos, incluindo representantes de várias Seções Regionais, supervisionados e coordenados pelo Almirante Fernando do Nascimento, Presidente do Conselho Deliberativo e Consultivo, e pelo Comandante Nunes, Vice-Presidente Nacional, debateram uma minuta de Plano Estratégico Organizacional (PEO). Esta minuta, apresentada pelo Comandante Nunes, foi elaborada durante Curso de PEO ministrado para um grupo de Associados pelo CC(IM) Cláudio Gil Fávero, da Diretoria de Administração da Marinha.

Fruto do debate realizado nos Grupos de Trabalho Riachuelo, Humaitá e Paissandu, que tiveram como coordenadores, respectivamente, os Comandantes Nunes, José Carlos (Diretor de Comunicação) e Renato (Diretor Cultural), foram registradas valiosas sugestões, que, a seguir, serão apreciadas no âmbito da Diretoria Administrativa, para posterior encaminhamento ao Conselho Deliberativo e Consultivo.

Finalmente, este PEO AVCFN-2022 será apresentado à Assembléia Geral, a ser realizada em outubro do corrente ano, consolidando a Missão, a Visão de Futuro, Objetivos e Iniciativas Estratégicas, entre outros tópicos, mostrando quem somos, onde estamos, onde queremos chegar e quais as ações a empreender para chegar em 2022, ano do nosso Jubileu de Ouro e do Bicentenário da Independência do Brasil, em estágio compatível com a estatura do nosso CFN e num nível de excelência à altura dos anseios dos que nos antecederam.

Na etapa final, após a apresentação da conclusão dos GT pelo comandante Nunes, foi feito o encerramento do Curso de PEO, com entrega dos certificados aos Veteranos participantes e ao Diretor do Curso, CC (IM) Fávero, que também recebeu uma lembrança da Associação, como reconhecimento pela sua atuação, marcada pelo profissionalismo e pela atenção dispensada aos alunos. Foi-lhe entregue, ainda, uma panóplia da AVCFN, destinada à DAdM, agradecendo o apoio à realização do Curso.

Postado por: Lucio Lucena/