COMANDO DA FORÇA DE FUZILEIROS DA ESQUADRA

DUQUE DE CAXIAS, RJ.

Em 6 de fevereiro de 2012.

ORDEM DO DIA Nº 1/2012

 Assunto:    Aniversário do Comando da Força de Fuzileiros da Esquadra

Completar mais um ano de existência significa ampliar a experiência adquirida e consolidar metas atingidas anteriormente e, principalmente, estar mais bem preparado para o porvir. O último ano apresentou para a nossa Força de Fuzileiros da Esquadra oportunidades de conquistar novos espaços no seio da sociedade brasileira, trazendo com isso maior responsabilidade pela absoluta necessidade de estarmos, efetivamente, prontos e aprestados operativamente, consolidando o doutrinário conceito de emprego por meio de Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais, organizados em consonância às tarefas recebidas, de acordo com a missão a cumprir, como parte do Conjugado Anfíbio do nosso Poder Naval.

 Com certeza, a Força que vem do mar evoluiu nos últimos doze meses, ao participar em diferentes cenários de novas Operações de Garantia da Lei e da Ordem, especificamente das Operações Rio II, III e IV, provendo o apoio de transporte blindado às Forças de Segurança do Estado do Rio de Janeiro. Ressalta-se, também, o complexo trabalho de Coordenação da Segurança e Inteligência, no âmbito da MB, no decorrer dos 5º Jogos Mundiais Militares, quando a MB empregou 3.500 militares e meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais sob o comando da FFE, para ações que levaram a mídia nacional a afirmar que “havíamos passado no teste” para os grandiosos eventos que se farão realizar na cidade do Rio de Janeiro nos anos seguintes.

Em paralelo a tais ações, a FFE consolidou sua estrutura de adestramento, mantendo-se pronta a atender às necessidades imediatas com a Força de Emprego Rápido (FER), observando sua característica expedicionária, sem deixar de cumprir seu adestramento, por fases e de complexidade gradativa, desde as pequenas frações no Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (CADIM) até os grandes exercícios conduzidos com base em temas táticos e com amplo emprego de munição real, nos Campos de Instrução da Escola de Sargentos das Armas (EsSA), em Três Corações-MG, e em Formosa-GO, nos quais é observado o planejamento de Operações Anfíbias e a execução da parte terrestre dos exercícios, respectivamente, nos níveis UAnf, com o Componente de Comando nucleado no CmdoTrDbq e, como “gran finale”, no nível Brigada Anfíbia, cabendo ao ComDivAnf nuclear o Componente de Comando do GptOpFuzNav organizado.

No curso de seu 55º ano de existência, prosseguiu o desenvolvimento da Força com o recebimento de novos e modernos meios como as VtrBldEsp SR 8×8 PIRANHA IIIC, as VtrTNE 5 Ton 4×4 Atego 1725/42 MBB e as VtrTNE e COM ½ Ton 4×4 Defender 90 e ¾ Ton 4×4 Defender 110 fabricadas pela Land Rover, além de expressiva quantidade de itens das diversas Equipagens Operativas e de novos armamentos para tiro de precisão pelos nossos Comandos Anfíbios atiradores de elite, em especial do GERR OpEsp.

 Com seus gorros e capacetes azuis, a FFE se faz presente no exterior com tropas constituídas, como em 1965/66 na República Dominicana, em Angola nos anos 1995/96, e no Haiti, desde MAI2004 na MINUSTAH. Hoje, por meio do Grupo de Reação a Ameaças Assimétricas e do Destacamento de Segurança do Comando da Força Tarefa Marítima, ambos integrados na Tripulação da Fragata União de nossa Esquadra, a Nau Capitânia da FTM, participa de uma nova Missão de Paz, a UNIFIL, no Líbano. Os militares integrantes do GptOpFuzNav-Haiti 16º Contingente, que será ativado amanhã, materializam esta presença com sua participação nesta cerimônia.

 Prosseguimos com honra, competência e determinação, zelando o legado de nossos antepassados, Oficiais e Praças, representados, nesta cerimônia pelos Almirantes ex-Comandantes da FFE e pelo Destacamento Representativo da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais, a lembrar-nos que o presente alicerça-se em um passado de conquistas com base na crença e na materialização das utopias dos Combatentes Anfíbios de ontem, de hoje e de sempre.

 Ao longo de sua história, a FFE, pelas suas Forças Subordinadas − Divisão Anfíbia, Tropa de Reforço e Comando da Tropa de Desembarque − e de suas Unidades Subordinadas − Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (Batalhão Tonelero) e Base de Fuzileiros Navais do Rio Meriti − vem cumprido extenso rol de tarefas operativas, em exercícios de adestramento sob a égide do Ministério da Defesa, em conjunto com o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, Polícias Federais e Estaduais e, também, com Forças Armadas de Nações Amigas, além de outros eventos operativos de caráter singular em cumprimento ao Programa Geral de Adestramento do Comando de Operações Navais.

 Agradeço a presença do Excelentíssimo Senhor Comandante de Operações Navais e pela honra que nos confere ao presidir esta cerimônia. Aos Senhores Almirantes, em especial nossos ex-Comandantes da FFE, ao destinarem, em suas agendas, esta manhã para emprestarem especial prestígio e brilho a este evento, e ainda por este belo legado que nos compete preservar. Aos Oficiais, Praças, Senhores e Senhoras convidados nosso agradecimento pela presença de todos, demonstrando a lhana consideração para com a Força que vem do mar e a seus integrantes.

 Com satisfação profissional pelos resultados alcançados no último ano, honrado por comandar estes homens e mulheres Combatentes Anfíbios da Marinha do Brasil, apresento meus cumprimentos a todos eles pelo trabalho conduzido. Continuemos na busca constante da perfeição, mesmo com a certeza de que só a encontraremos em Deus, para que com Suas bênçãos, possamos prosseguir nosso trabalho, digno de nossos antecessores, e honrando o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.

 ADSUMUS!
VIVA A MARINHA!

 FERNANDO ANTONIO DE SIQUEIRA RIBEIRO

                                                  Vice-Almirante (FN)

                                                    Comandante

Postado por:  Lucio Lucena